Quinta-feira, 28 de março de 2024

Nova explosão de veículo com GNV: quais os riscos de abastecer com gás natural?

O incidente foi em um posto de combustíveis em São Pedro da Aldeia, no Rio Janeiro, e causou a morte de um frentista funcionário do local.

Postado em: 11-08-2022 às 17h41
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova explosão de veículo com GNV: quais os riscos de abastecer com gás natural?
O incidente foi em um posto de combustíveis em São Pedro da Aldeia, no Rio Janeiro, e causou a morte de um frentista funcionário do local | Foto: Reprodução

Mais um caso de explosão de carro durante abastecimento com GNV ocorreu na manhã desta quinta-feira (11/8). Dessa vez, o incidente foi em um posto de combustíveis em São Pedro da Aldeia, no Rio Janeiro, e causou a morte de um frentista funcionário do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Alyf Cruz Santana, de 21 anos. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o pronto-socorro da cidade, mas não resistiu. Um inquérito foi aberto na Polícia Civil do estado para apurar a possibilidade de homicídio culposo.

Leia também: Explosão em posto de gasolina mata frentista e deixa três feridos, no RJ

Continua após a publicidade

Outras duas vítimas ficaram feridas no local após serem atingidas por duas rodas que se soltaram de um caminhão. A perícia já foi realizada no posto e no carro e a investigação vai continuar para saber o que causou a explosão.

Há pouco menos de 20 dias, um outro caso de explosão foi registrado, também no estado do Rio de Janeiro. Um cliente e um frentista foram atingidos pela explosão do cilindro, em São Francisco Xavier, na zona norte do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu por volta de 9h40 desta terça-feira (26/7).

Abastecer com GNV é perigoso?

Apesar dos casos, o Gás Natural Veicular é considerado seguro comparado a outros tipos de combustíveis. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), a densidade do gás natural veicular é menor do que a do ar, o que faz com que o gás se dissipe rapidamente em caso de vazamento, elevando-se para as camadas mais altas da atmosfera.

No caso de locais fechados, o GNV tem pouco potencial de causar asfixia, pois não se acumula nas camadas inferiores da atmosfera nem é considerado um gás tóxico.

O que pode causar uma explosão?

Os riscos de explosões ocorrem principalmente devido a instalação de cilindros impróprios feita em oficinas não capacitadas. Algumas oficinas impróprias utilizam outros tipos de cilindros para diminuir os custos da conversão GNV. A segurança dos equipamentos só é garantida quando forem por empresas certificadas pelo Inmetro. A revisão frequente também é fundamental.

Os principais cuidados ao abastecer são:

– sair do veículo;
– desligar o carro;
– jamais acenda um cigarro;
– não utilize o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico.

Veja Também