Rosa Weber assume presidência do STF com missão de tirar tribunal do foco durante eleições

Conhecida por suas discrição e por evitar os holofotes, Rosa optou por uma cerimônia estritamente institucional, que começa às 17h

Postado em: 12-09-2022 às 08h36
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Rosa Weber assume presidência do STF com missão de tirar tribunal do foco durante eleições
Conhecida por suas discrição e por evitar os holofotes, Rosa optou por uma cerimônia estritamente institucional, que começa às 17h | Foto: Reprodução

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber assume nesta segunda-feira (12/9) a presidência da Corte, com a missão de tirar o Poder Judiciário do foco do debate político durante as eleições. Aos 73 anos, a ministra será empossada há menos de um mês do primeiro turno, em meio ao acirramento das tensões eleitorais.

Conhecida por suas discrição e por evitar os holofotes, Rosa optou por uma cerimônia estritamente institucional, que começa às 17h na sede do tribunal, em Brasília, e deve durar hora e meia. Foram convidados cerca de 1.300 pessoas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Leia também: Rosa Weber é eleita nova presidente do STF

Continua após a publicidade

Expectativa para a gestão

A nova presidente do STF não possui a mesma proximidade com a classe política características de outros colegas de Corte. Mesmo assim, é esperado que Rosa tenha mais interlocução com os mandatários após o resultado das eleições.

Fontes ligadas à Corte apontam que a ministra deve dar continuidade ao seu estilo discreto, o que poderá afastar o STF da cena política durante sua gestão. Ela será presidente até outubro de 2023, quando chegará aos 75 anos, idade em que ocorre a aposentadoria compulsória de ministros.

Carreira

Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Presidiu o TRT-4 no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. Ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos.

Vice-presidente

O ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a vice-presidência do STF, é natural de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro. O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 26/6/2013.

Veja Também