Brasil é o segundo país com maior proporção entre jovens sem estudar ou trabalhar

O Brasil fica atrás apenas da África do Sul, onde 46,2% dos jovens estão sem estudar ou trabalhar.

Postado em: 03-10-2022 às 18h18
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil é o segundo país com maior proporção entre jovens sem estudar ou trabalhar
35,9% dos jovens encontram-se nesta situação atualmente, segundo o relatório do Education at a Glance 2022. | Foto/Reprodução

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgados nesta segunda-feira (03), analisa que o Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego ou ter uma continuação nos estudos.

35,9% dos jovens encontram-se nesta situação atualmente, segundo o relatório do Education at a Glance 2022.  A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar.

O Brasil fica atrás apenas da África do Sul, onde 46,2% dos jovens estão sem estudar ou trabalhar. Os países se juntam aos europeus, Grécia e à Itália, que registraram o maior percentual de jovens desempregados há pelo menos um ano.

Continua após a publicidade

“Em alguns países há grandes disparidades regionais na parcela da juventude Neet (sem trabalhar ou estudar). Em quatro países, a diferença entre as regiões com as maiores e menores parcelas excede 20 pontos percentuais. Isso destaca a importância das políticas de educação e mercado de trabalho que são adaptadas aos contextos locais”, diz o informativo.

Das 45 nações avaliadas, o Brasil também é o segundo com a maior proporção de jovens por mais tempo nessa condição. Dos que estão sem emprego e sem trabalhar no país, 5,1% se encontram nessa situação há mais de um ano, o que indica uma falta crônica de oportunidades para essa população.

Leia também: Micro e pequenas empresas criaram mais de 70% dos empregos

Veja Também