Mercado de veículos novos registra queda em licenciamentos e aponta dificuldades de montadoras

Os resultados dos registros no Renavam servem como uma prévia para os resultados acumulados pelo segmento como um todo

Postado em: 04-01-2023 às 08h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Mercado de veículos novos registra queda em licenciamentos e aponta dificuldades de montadoras
Os resultados dos registros no Renavam servem como uma prévia para os resultados acumulados pelo segmento como um todo | Foto: Reprodução

Em 2022, o licenciamento de veículos novos no Brasil registrou uma queda de 0,7%, segundo dados do sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O número atingiu 2,104 milhões, após registrar 2,119 milhões em 2021.

Os resultados dos registros no Renavam servem como uma prévia para os resultados acumulados pelo segmento como um todo. Eles também são compatíveis com as previsões feitas pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que reúne as principais montadoras do país.

A entidade havia projetado um avanço de 1% nas vendas internas para o setor em 2022, com produção de 2,140 milhões. Os resultados consolidados do ano devem ser divulgados na sexta-feira (6/1).

Continua após a publicidade

Quanto aos dados já consolidados pelo Renavam, o esfriamento registrado pelo mercado de veículos pode ser explicado, em parte, pela falta de componentes nas linhas de montagem, como semicondutores e chips fartamente utilizados em veículos atuais.

Leia também: Revisar o veículo antes de viajar pode evitar graves acidentes

Os licenciamentos de comerciais leves tiveram forte redução, com 383,8 mil, em 2022, e 418,6, em 2021, com resultado negativo de 8,3%. O mesmo ocorreu com os caminhões, que ficaram em 126,6 mil licenciamentos no ano passado, contra 128,6 mil, em 2021, numa queda de 1,6%.

Na avaliação de especialistas, o crescimento no grupo de automóveis leves está relacionado, principalmente, à renovação das frotas de locadoras de veículos. Quanto aos ônibus, o acréscimo de licenciamentos é atribuído ao fim do isolamento social imposto pela Covid-19 e à plena retomada operacional dos transportes públicos em 2022.

Veja Também