Universitária da UFPI morre ao ter o pescoço quebrado em possível estupro

O crime ocorreu em da instituição de ensino, em Teresina, durante uma festa de calourada

Postado em: 29-01-2023 às 16h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Universitária da UFPI morre ao ter o pescoço quebrado em possível estupro
O crime ocorreu em da instituição de ensino, em Teresina, durante uma festa de calourada | Foto: Reprodução/Redes sociais

Janaína da Silva Bezerra, estudante de 21 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), morreu no sábado (28/1) após ter o pescoço quebrado em um possível estupro. O crime ocorreu em um prédio da instituição de ensino, em Teresina, durante uma festa de calourada.

Um laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual e que a causa da morte foi um “trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente”. Um homem, aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da universidade, estava com a vítima durante a festa e foi preso suspeito de feminicídio e estupro.

De acordo com a médica legista, a lesão pode ter sido causada por pancada, que teria torcido ou traumatizado a coluna vertebral. Uma das possibilidades investigadas é a ação das mãos no pescoço da vítima “com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas”.

Continua após a publicidade

Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito afirmou que conhecia a vítima e que já teriam se relacionado em outros momentos. Ele disse ainda que ambos estavam na festa e que, por volta das 2h, teria convidado a jovem para ir a um corredor. Em seguida, foram a uma das salas de aula onde, segundo depoimento do suspeito, “praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada”.

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirma se tratar de estupro. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito. Segundo o DHPP, o inquérito policial será concluído em até dez dias.

Festa sem autorização

A UFPI publicou uma nota lamentando a morte. No documento, a instituição também informou que o evento não tinha autorização para ocorrer. A universidade disse, ainda, que o reitor determinou a instauração de um processo administrativo para a apuração dos fatos.

Veja Também