Indígenas denunciam assassinato de três yanomami em Roraima

A informação foi divulgada neste domingo (5) pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'Kuana (Codisi-YY)

Postado em: 06-02-2023 às 12h07
Por: Agência Brasil
Imagem Ilustrando a Notícia: Indígenas denunciam assassinato de três yanomami em Roraima
A informação foi divulgada neste domingo (5) pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'Kuana (Codisi-YY) | Foto: Fernando Frazao/Agência Brasil

Três jovens indígenas yanomami foram assassinados por garimpeiros, na região do Homoxi, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação foi divulgada neste domingo (5) por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana (Codisi-YY), uma das principais lideranças da região de Surucucu, no extremo oeste do estado e próxima à fronteira com a Venezuela. Segundo o relato, eles foram atingidos por disparos de arma de fogo.

Ainda não há informações sobre o resgate dos corpos. A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a Polícia Federal (PF) para obter informações sobre o caso, mas ainda não obteve retorno.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, passou uma noite no polo base de Surucucu, neste domingo, para ver de perto a situação dos yanomami. Ela também fez um sobrevoo por diversos pontos de exploração ilegal de minérios no território.

Continua após a publicidade

Leia também: Garimpeiros começam a fugir da Terra Indígena Yanomami

Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras há anos, os indígenas yanomami têm sofrido com casos de desnutrição, doenças como malária e pneumonia, além de violência, incluindo episódios de agressões e assassinatos. A situação se agravou nos últimos quatro anos. 

Também nesse domingo, foi registrada a morte de mais uma criança indígena, vítima de desnutrição grave e desidratação. Equipes médicas chegaram a pedir sua remoção para Boa Visa, mas o mau tempo na região impediu a decolagem da aeronave.

Veja Também