Gilmar Mendes é escolhido como ministro substituto do TSE

Ele ocupará a posição de Nunes Marques, que assumiu a vaga de titular no lugar de Ricardo Lewandowski

Postado em: 26-05-2023 às 08h56
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Gilmar Mendes é escolhido como ministro substituto do TSE
Ele ocupará a posição de Nunes Marques, que assumiu a vaga de titular no lugar de Ricardo Lewandowski (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu Gilmar Mendes para o cargo de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quinta (25). Ele ocupará a posição de Nunes Marques, que assumiu a vaga de titular no lugar de Ricardo Lewandowski.

A eleição de Gilmar Mendes foi por votação eletrônica. Foram 9 votos contra 1 do ministro Luiz Fux.

Na ocasião, Cármen Lúcia também teve os votos para ocupar o cargo de vice-presidente. O TSE, atualmente, está sob comando de Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Já na próxima semana, o TSE deverá empossar dois novos ministros titulares escolhidos pelo presidente Lula (PT). São eles: o ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, André Ramos Tavares, e diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano Marques.

A formação da Corte conta com sete integrantes, sendo três ministros do STF, dois do STJ e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

A nova formação da corte deve julgar o processo de Bolsonaro sobre a reunião do ex-presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, para criticar as urnas e o sistema eleitoral brasileiro. Esta ação definirá o futuro político do ex-chefe do Executivo, pois pode torná-lo inelegível.

Veja Também