Ministérios se reúnem para discutir medidas preventivas contra gripe aviária

Na última sexta-feira (26/5), os órgãos entraram em ação para montar uma organização focada em centros de operação de emergência contra a doença

Postado em: 28-05-2023 às 12h15
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministérios se reúnem para discutir medidas preventivas contra gripe aviária
O Ministério da Saúde explicou que a transmissão da doença ocorre através do contato com aves doentes ou mortas | Foto: Reprodução/Peter Garrard Beck

O Ministério da Saúde, do Meio Ambiente, Mudança do Clima e da Agricultura e Pecuária se reuniram para discutir uma solução para impedir e criar medidas contra a gripe aviária no Brasil. Na última sexta-feira (26/5), os órgãos entraram em ação para montar uma organização focada em centros de operação de emergência contra a doença.

“As ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniram-se nessa sexta-feira (26) para estabelecer protocolos e definir estratégias de atuação na emergência zoossanitária de influenza aviária no Brasil”, informou o comunicado do Ministério da Saúde.

Ainda segundo as informações disponibilizadas, os Ministérios estão procurando uma maneira de alertar a população sobre a transmissibilidade entre animais e humanos, e consequentemente reduzir os impactos ambientais voltados para a contaminação desses animais.

Continua após a publicidade

Na terça-feira (23), o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido aos casos de gripe aviária confirmados. A validade é de 180 dias. Com isso, por tempo indeterminado, exposições, feiras e outros eventos que envolvem a participação de aves estão suspensas.

Neste mês foram registrados onze casos da doença em aves silvestres, sendo sete no Espírito Santo e três no Rio de Janeiro.

“As áreas técnicas dos três ministérios atuam na definição de protocolos. Não há registro de casos da doença em humanos no país até o momento”, informa a notícia publicada no Diário Oficial da União.
Transmissão

O Ministério da Saúde explicou que a transmissão da doença ocorre através do contato com aves doentes ou mortas. A orientação das instituições de saúde é que a população evite a recolher aves nesse estado e chamem o serviço veterinário mais próximo para realizar o trabalho.

*Com informações da Agência Brasil

Veja Também