Falece, aos 83 anos, o acadêmico e membro da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho

José foi autor de 19 grandes obras da literatura brasileira

Postado em: 13-08-2023 às 13h26
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Falece, aos 83 anos, o acadêmico e membro da Academia Brasileira de Letras, José Murilo de Carvalho
José Murilo de Carvalho deixa um filho, Jonas Lousada de Carvalho | Foto: Reprodução/Internet

O historiador José Murilo de Carvalho, que ocupava a cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL), faleceu na madrugada deste domingo (13), aos 83 anos, vítima da Covid-19. O ilustre escritor mineiro, autor de 19 obras notáveis, entre elas: “A formação das almas”, “A cidadania no Brasil” e “Os bestializados”, foi eleito para a ABL em 2004 e também era membro da Academia Brasileira de Ciências.

O velório acontece nesta segunda-feira (14), a partir das 9h, na sede da ABL, seguido do enterro às 13h, no Mausoléu da academia, no Cemitério São João Batista. José Murilo deixa um filho, Jonas Lousada de Carvalho.

A Academia ressaltou em nota que José Murilo de Carvalho era considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, com bacharelado em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em ciência política pela Universidade de Stanford, na Califórnia, onde defendeu uma tese sobre o Império Brasileiro.

Continua após a publicidade

Além de suas contribuições acadêmicas, a ABL destacou que José Murilo de Carvalho teve uma carreira internacional notável, sendo professor e pesquisador visitante em várias instituições prestigiadas, incluindo universidades como Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, o Instituto de Estudos Avançados de Princeton e a Fundação Ortega y Gasset em Madri. Ele também foi professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq.

O presidente, Merval Pereira, lamentou a perda, destacando que José Murilo de Carvalho desvendou o passado do Brasil desde o Império e, com sua perspicácia histórica, analisou a política brasileira recente, contribuindo para antever o futuro, embora tenha ficado desiludido nos últimos anos.

Veja Também