Ministro Benedito Gonçalves deixa TSE nesta quinta-feira

Vagas da Corte são rotativas

Postado em: 09-11-2023 às 08h22
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro Benedito Gonçalves deixa TSE nesta quinta-feira
Vagas da Corte são rotativas (Foto: Antonio Augusto/TSE)

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves deixa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (9). A saída ocorre, porque as vagas da Corte são rotativas.

No lugar de Benedito, assume a também ministra do STJ, Isabel Gallotti. Atualmente ela é substituta no TSE – função que irá para o também ministro do STJ, Ricardo Villas Bôas Cueva.

Vale citar, o TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República. A duração do exercício é de dois anos.

Continua após a publicidade

Benedito foi empossado ministro substituto do TSE em 26 de novembro de 2019. Contudo, assumiu como titular em 9 de novembro de 2021.

Um dos maiores destaques de Benedito na Corte foi a relatoria do primeiro caso que deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, em 30 de junho. Como corregedor-geral da Justiça Eleitoral – cargo ocupado só por ministros do STJ -, ele assumiu a relatoria de todas as ações de investigação judicial eleitoral (aijes).

Veja Também