Brasileiros deixam Gaza e chegam ao Egito para etapa final de retorno ao Brasil
Os repatriados são originários do sul da Faixa de Gaza, especificamente das cidades de Khan Younis e Rafah
Por: Rondineli Alves de Brito

Na manhã deste domingo (12/11), 32 brasileiros e seus familiares, após uma série de tentativas frustradas, conseguiram deixar a Faixa de Gaza e chegar ao Egito, informou o Itamaraty.
“Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, afirmou o órgão.
Ainda segundo o Itamaraty, os brasileiros passaram pelos controles migratórios palestino e egípcio. Duas pessoas, que inicialmente faziam parte da lista de 34 nomes – uma mãe e sua filha – optaram por não seguir com o grupo, alegando “motivos pessoais”.
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho Neto, informou que a previsão inicial é de que, neste domingo, o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar.
Dependendo da rota escolhida, eles poderão fazer uma parada na capital egípcia, Cairo, para reabastecimento e seguir viagem, ou ir diretamente de ônibus para o Cairo, onde dormiram e, na segunda-feira, seguiram de avião. A viagem até o Brasil deve durar entre 12 e 14 horas.
Uma vez no Brasil, o grupo deverá ficar duas noites em Brasília, hospedado em um alojamento da Força Aérea Brasileira, para recuperação e descanso.
Os repatriados são originários do sul da Faixa de Gaza, especificamente das cidades de Khan Younis e Rafah. Nem todos possuem residência fixa no Brasil, incluindo alguns palestinos no grupo, o que requer providências quanto ao apoio e documentação necessários para sua estadia no país.