Sal-gema: o que é o mineral que está causando o afundamento de bairros em Maceió

Desde 2018, cerca de 60 mil residentes de Maceió tiveram que se mudar do local e deixar para trás os seus imóveis

Postado em: 04-12-2023 às 10h14
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Sal-gema: o que é o mineral que está causando o afundamento de bairros em Maceió
Desde 2018, cerca de 60 mil residentes de Maceió tiveram que se mudar do local e deixar para trás os seus imóveis | Foto: Tawatchai/Freepik

Parte dos moradores de Maceió vivem, há dias, momentos de tensão e medo. Uma das minas de sal-gema perfuradas pela empresa Braskem corre risco iminente de colapsar e, com isso, afundar dezenas de casas inabitadas na região. Desde 2018, cerca de 60 mil residentes tiveram que se mudar do local e deixar para trás os seus imóveis.

Mas o que é sal-gema?

Diferente do sal que geralmente usamos na cozinha, que é obtido do mar, o sal-gema é encontrado em jazidas subterrâneas formadas há milhares de anos a partir da evaporação de porções do oceano. Por esta razão, o cloreto de sódio é acompanhado de uma variedade de minerais.

Designado também por halita, o sal-gema é comercializado para uso na cozinha. Muito comum nos supermercados, o sal extraído no Himalaia, que possui uma tonalidade rosa devido às características locais, é um sal-gema.

Continua após a publicidade

No entanto, o sal-gema é também uma matéria-prima versátil para a indústria química. É empregado, por exemplo, na produção de soda cáustica, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, sabão, detergente e pasta de dente, enfim, na fabricação de produtos de limpeza e de higiene e em produtos farmacêuticos.

Indústria

Inicialmente, a exploração em Maceió se voltou para a produção de dicloroetano, substância empregada na fabricação de PVC. Não por acaso, desde que inaugurou em 2012 uma unidade industrial na cidade de Marechal Deodoro, vizinha a Maceió, a Braskem se tornou a maior produtora de PVC do continente americano. Outras indústrias, como a de celulose e de vidro, também empregam o sal-gema em seus processos.

A exploração de sal-gema, como outros minerais, depende de licenciamento ambiental. A exploração é fiscalizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM). No mercado internacional, o Brasil é um ator relevante. Segundo dados da ANM, foram 7 milhões de toneladas em 2002. O ranking do ano passado, no entanto, mostra que os três líderes mundiais têm produção muito mais robusta que todos os demais: China (64 milhões de toneladas), Índia (45 milhões) e Estados Unidos (42 milhões).

Foto: Defesa Civil indica avanço na movimentação do solo em Maceió

Com informações da Agência Brasil

Veja Também