Brasil figura entre os 20 países com piores resultados em matemática e ciências, revela Pisa

Os resultados colocam em evidência as desigualdades estruturais já existentes no Brasil

Postado em: 05-12-2023 às 10h46
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil figura entre os 20 países com piores resultados em matemática e ciências, revela Pisa
Os resultados colocam em evidência as desigualdades estruturais já existentes no Brasil | Foto: Reprodução

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022 mostrou que o Brasil está entre os 20 piores países do mundo nas áreas de matemática e ciências. Esse resultado mostra que menos de 50% dos alunos conseguiram um aprendizado mínimo esperado nas matérias.

Os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira (5/12) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Brasil obteve as seguintes pontuações: 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Os exames foram aplicados entre abril e maio de 2022, nas 27 unidades da Federação. A média global é de 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências.

Continua após a publicidade

Em 2018, ano anterior da aplicação do exame, o desempenho brasileiro foi de 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências.

Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú, aponta que este resultado só deixa mais evidente as desigualdades existentes no país.

“Os resultados colocam em evidência as desigualdades estruturais já existentes no Brasil. E mesmo que não haja uma correlação causal direta entre a aprendizagem e a desigualdade de renda no mundo, observamos que o Brasil é um dos países com maior desigualdade de renda e com baixa proficiência em matemática”, explica Macana.

“E dentro do Brasil, as desigualdades entre grupos de renda persistem, como podemos notar que os estudantes de alto nível socioeconômico superam em 77 pontos o desempenho dos estudantes mais vulneráveis”, completa Macana.

O Pisa utiliza um teste no qual avalia os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de matemática, leitura e ciências. Em 2022, 690 mil estudantes fizeram os testes, em 81 países.

Veja Também