Brasil se destaca como segundo país mais ativo em pesquisas sobre ansiedade, revela análise do Google Trends

Ucrânia lidera ranking, refletindo consequências da Guerra

Postado em: 19-12-2023 às 09h40
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil se destaca como segundo país mais ativo em pesquisas sobre ansiedade, revela análise do Google Trends
Estudantes universitários brasileiros relatam ansiedade diária, com taxa de 65%, a segunda maior global. | Foto: Freepik

O Brasil ocupa a segunda posição global em pesquisas sobre ansiedade, conforme revelado por dados do Google Trends. De acordo com essa plataforma de monitoramento de buscas, a Ucrânia lidera esse ranking, apresentando mais de três vezes o volume de pesquisas em comparação com o Brasil, no período de análise dos últimos 12 meses.

O termo “ansiedade” engloba uma variedade de reações mentais e físicas relacionadas ao medo, preocupação e antecipação de situações, como explica Carolina Hanna, médica psiquiatra do Hospital Sírio-Libanês. A análise das buscas no Google Trends destaca termos associados ao transtorno, incluindo sintoma, transtorno de ansiedade, depressão, ataque de pânico e doença, com um notável aumento de mais de 110% ao longo do último ano.

A liderança da Ucrânia nesse cenário está ligada ao contexto de guerra no país desde 2022. A incerteza e as ameaças à vida associadas ao conflito contribuem para altos níveis de ansiedade entre a população ucraniana. No Brasil, estudantes universitários relatam ansiedade diária, com uma taxa de 65%, sendo a segunda maior global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 68%.

Continua após a publicidade

É fundamental ressaltar que o diagnóstico do transtorno de ansiedade requer avaliação clínica por psicólogo ou psiquiatra. Além disso, a busca por abordagens alternativas reflete-se no aumento expressivo de mais de 3.950% nas pesquisas relacionadas a “remédio natural” nos últimos 12 meses. A distribuição geográfica das pesquisas dentro do Brasil destaca cinco estados do Nordeste como os mais ativos em buscas sobre ansiedade.

A ansiedade também se faz presente na cultura popular, conforme evidenciado pelas pesquisas relacionadas ao filme “Divertida Mente 2”. O aumento dessas buscas indica uma conexão entre a experiência cotidiana e as representações midiáticas do transtorno, sugerindo a relevância e o impacto do tema em diversas esferas da sociedade.

Veja Também