Clarão visto no céu de estados do Nordeste pode ser de restos de foguete chinês lançado em 2018

O fenômeno foi visto de várias cidades do Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Sergipe, mas principalmente da Bahia.

Postado em: 23-12-2023 às 13h33
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Clarão visto no céu de estados do Nordeste pode ser de restos de foguete chinês lançado em 2018
O fenômeno foi visto de várias cidades do Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Sergipe, mas principalmente da Bahia | Imagem: Reprodução/X

Moradores de alguns estado do Nordeste brasileiro se espantaram com um clarão incomum que rasgou o céu na noite da última sexta-feira (22/12). O fenômeno foi visto de várias cidades do Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Sergipe, mas principalmente da Bahia.

Ao contrário do que pareceu, a causa do clarão não foi um meteoro, mas sim a queda dos restos de um foguete chinês lançado em 2018, conforme informações Associação Paraibana de Astronomia e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

“O foguete em si é formado por estágios, a medida que ele vai subindo para chegar ao espaço ele vai liberando esses estágios. Existia um estágio desse foguete Longa Marcha 2C que estava orbitando a Terra desde 2018, só que ele foi decaindo orbitalmente, como a gente fala”, explicou Alexsandro Mota, presidente da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, em entrevista ao g1.

Continua após a publicidade

Após ser descartado, em 2018, o estágio do foguete chinês foi perdendo a altitude por causa do choque com as moléculas do ar e perdeu velocidade. A gravidade, por consequência, começou a atrair o corpo do foguete cada vez mais, até a queda nesta sexta (22).

Veja Também