Eduardo Leite garante que não faltarão recursos estaduais para salvamentos e reconstrução das cidades

Governador anunciou repasses diretos a prefeituras e retomada do programa Volta por Cima

Postado em: 03-05-2024 às 20h26
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Eduardo Leite garante que não faltarão recursos estaduais para salvamentos e reconstrução das cidades
Durante a coletiva, o governador informou que mais de 8.600 pessoas já foram resgatadas em operações aéreas, marítimas e terrestres pelas equipes de salvamento | Foto: Lauro Alves/Secom RS

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (3), o governador Eduardo Leite assegurou que o Estado do Rio Grande do Sul disponibilizará todos os recursos necessários para auxiliar as vítimas das enchentes que assolam o estado desde o início da semana. Objetivo é garantir o atendimento imediato à população afetada e reconstrução das áreas devastadas pelo desastre.

“O Estado tem suas restrições financeiras, mas não serão poupados recursos para prestar o atendimento necessário para salvar vidas e permitir a reconstrução do patrimônio público e das famílias gaúchas. Não permitiremos que os afetados sejam vítimas do desalento e da desatenção nos dias seguintes da enchente”, afirmou.

Para agilizar o processo de auxílio, o governo estadual retomará a transferência direta de recursos para os municípios. A medida, que simplifica a burocracia, permitirá que as prefeituras tenham acesso rápido ao dinheiro para atender às necessidades mais urgentes da população. A transferência será realizada por meio de um sistema fundo a fundo, assegurando maior agilidade e transparência na aplicação dos recursos.

Continua após a publicidade

O programa Volta por Cima, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), também será retomado para auxiliar famílias em situação de extrema pobreza afetadas pelas inundações. Os beneficiários receberão os recursos através do Cartão Cidadão.

Mais de 8.600 resgates

Durante a coletiva, o governador informou que mais de 8.600 pessoas foram resgatadas em operações aéreas, marítimas e terrestres pelas equipes de salvamento. “Estamos buscando todos os meios, todas as formas de acessar as comunidades e salvar vidas. Muitas delas ainda estão inacessíveis. Ainda assim, o efetivo está sendo incansável. Por isso, quero agradecer o apoio de cada um dos homens e mulheres que estão cumprindo uma missão em um momento histórico, que estão à altura do que este momento exige”, disse.

O governador reforçou ainda a importância da população seguir orientações da Defesa Civil e evitar áreas alagadas e encostas de morros que podem apresentar risco de deslizamentos. A pressão das águas sobrecarregou os sistemas de proteção dos municípios, como o muro da Mauá em Porto Alegre, e há o risco de ruptura dessas estruturas, colocando ainda mais vidas em risco.

“Tudo é feito para que as estruturas resistam, mas não há como garantir a integridade total dos sistemas. Por isso, reforçamos o pedido para que as pessoas evitem estar próximas das áreas inundadas e perto de encostas e morros que possam ter deslizamento de terra”, salientou.

Monitoramento das barragens

As equipes do governo continuam monitorando a situação da barragem 14 de julho, que sofreu uma ruptura parcial na última quinta-feira (2). Técnicos estiveram presente no local para realizar a abertura de comportas, diminuindo a pressão sobre a estrutura.

Veja Também