Datafolha estima 875 mil pessoas em show da Madonna, metade do anunciado pela Prefeitura

Estimativa foi elaborada com base na versão profissional do Google Earth

Postado em: 10-05-2024 às 22h12
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Datafolha estima 875 mil pessoas em show da Madonna, metade do anunciado pela Prefeitura
O documento do CEPD ressalta que essa densidade máxima se refere a situações em que as pessoas estão espremidas e com dificuldade de locomoção | Foto: Fernando Maia/Riotur

Uma estimativa realizada pelo Datafolha coloca em xeque a grandiosidade do público que assistiu ao show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado (4). Segundo o instituto, o espaço ocupado pelo evento comportava no máximo 875 mil pessoas, bem abaixo dos 1,6 milhão anunciados pela Riotur, órgão de turismo da prefeitura.

A estimativa do Datafolha foi elaborada a partir da versão profissional do Google Earth. Através de fotos aéreas publicadas pela própria prefeitura, pela reportagem e por agências de notícias como a Reuters, foi possível determinar o perímetro ocupado pelo público.

As imagens revelam que a área preenchida pelas pessoas se estendia desde o palco principal, em frente ao hotel Copacabana Palace, até as proximidades da avenida Princesa Isabel, onde estava localizado o palco secundário do DJ Pedro Sampaio. O perímetro totalizou 125 mil metros quadrados.

Continua após a publicidade

Esse valor foi multiplicado por sete, o número máximo de pessoas que podem ocupar um metro quadrado, de acordo com o manual do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres (CEPD) da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O documento da prefeitura ainda indica que, em um metro quadrado, sete pessoas poderiam se acomodar espremidas, com dificuldade para se locomover, como é praxe em shows de grandes artistas como Madonna.

Por outro lado, em eventos de rua, nos quais as pessoas se movimentam, a densidade máxima apontada pelo CEPD é de quatro pessoas por metro quadrado. A utilização do número sete superestima essa densidade justamente para apontar a capacidade máxima da área ocupada.

Veja Também