Morre, aos 45 anos, o ativista LGBTQIAPN+, Eliseu Neto

Eliseu Neto foi ativista da causa LGBTQIAPN+ no Brasil

Postado em: 21-05-2024 às 22h00
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre, aos 45 anos, o ativista LGBTQIAPN+, Eliseu Neto
A morte foi confirmada pelo partido que ele era filiado | Foto: Divulgação/Cidadania

Eliseu Neto, destacado ativista da causa LGBTQIAPN+ e filiado ao partido Cidadania, faleceu, nesta terça-feira (21), aos 45 anos. A notícia foi confirmada pela coligação em suas redes sociais.

Eliseu desempenhou um papel crucial na luta pelos direitos LGBTQIAPN+ no Brasil, sendo responsável por liderar a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) no Supremo Tribunal Federal (STF), que culminou na criminalização da homofobia, equiparando-a ao crime de racismo (ADO 26).

Além disso, ele também foi um fervoroso defensor da extinção da proibição de doação de sangue por homossexuais no país.

Continua após a publicidade

Em um comunicado no perfil do X, antigo Twitter, o partido Cidadania expressou seu pesar pela perda do ativista. “Com profundo pesar, o Cidadania lamenta a perda precoce e irreparável de nosso companheiro @eliseuneto, psicanalista, psicólogo, ativista e psicopedagogo, especialista em Orientação Profissional e defensor dos direitos LGBTQIA+. Presidente do @diversidade23, sua ausência será sentida.”

A deputada federal Érika Hilton também utilizou as redes sociais para lamentar a morte de Eliseu Neto, destacando sua importância na luta pelos direitos LGBTQIAPN+.

Veja Também