Festa religiosa de Corpus Christi reúne fiéis em todo o Brasil

Data celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia

Postado em: 30-05-2024 às 19h08
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Festa religiosa de Corpus Christi reúne fiéis em todo o Brasil
Tapetes coloridos e fé marcam a celebração em diversas cidades | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de fiéis se reuniram em todo o Brasil, nesta quinta-feira (30), para celebrar o Corpus Christi, festa que homenageia o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. As ruas de diversas cidades foram adornadas com tapetes coloridos, confeccionados com serragem, sal grosso, borra de café e outros materiais, em uma tradição que remonta à época colonial.

No Rio de Janeiro, a festa teve como ponto alto a confecção dos tapetes em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile. Fiéis de diversas paróquias e movimentos religiosos se uniram para criar obras de arte que retratavam temas religiosos. O destaque ficou para o tapete do Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA), que representava a fé e a esperança.

Em São Paulo, a solenidade do Corpus Christi foi realizada na Praça da Sé, em frente à Catedral Metropolitana. A missa campal foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer e concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese. Em sua homilia, o Cardeal ressaltou a importância da Eucaristia na vida dos cristãos.

Continua após a publicidade

Na cidade de Santana do Parnaíba, em São Paulo, a tradição dos tapetes de Corpus Christi se mantém viva desde 1961. Este ano, foram confeccionados 60 tapetes ao longo de 850 metros de extensão, utilizando materiais como argila, casca de ovo, farinha de trigo, pipoca e pó de café.

Em Brasília, a solenidade religiosa aconteceu na Esplanada dos Ministérios. A pedido do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, os fiéis levaram alimentos não perecíveis para serem doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A tradição dos tapetes

A tradição de confeccionar tapetes para o Corpus Christi foi trazida ao Brasil pelos portugueses como forma de evangelização. Segundo Dom Geraldo de Paula, da Arquidiocese de Niterói, essa tradição “é um espaço aberto onde as pessoas podem colocar a sua criatividade e um momento que temos de montar os tapetes é muito interessante porque é um espaço para todos, desde crianças até idosos”.

Celebração

O Corpus Christi é celebrado na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, mas a origem do evento religioso remonta ao ano de 1247, em Liège, na Bélgica. Naquela época, surgiu um movimento eucarístico com a finalidade de propagar a fé católica na presença real de Cristo nas espécies eucarísticas.

Em todo o Brasil, o Corpus Christi é celebrado com grande fervor religioso. As procissões pelas ruas das cidades são um momento de fé e devoção, e os tapetes coloridos contribuem para criar um ambiente festivo e acolhedor.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também