Polícia prende por acaso sequestrador de repórter da Globo

Apontado como fornecedor de armas para o PCC e envolvido em sequestro, ele estava em carro blindado com duas mulheres que fugiram

Postado em: 04-06-2024 às 15h50
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia prende por acaso sequestrador de repórter da Globo
O foragido foi denunciado por envolvimento no sequestro do repórter da TV Globo em 2006 I Foto: Arte/Metrópoles

Edson Gonçalves de Siqueira, conhecido como Irmão Fênix, foi preso na madrugada do último dia 20 de maio em uma ação de rotina da Polícia Militar Rodoviária na região de Cubatão, litoral paulista. O criminoso é considerado um dos principais fornecedores de armas para o Primeiro Comando da Capital (PCC), e também foi denunciado por envolvimento no sequestro do repórter da TV Globo, Guilherme Portanova, em 2006. Ele estava foragido da Justiça desde 2017.

O carro blindado ocupado por Irmão Fênix e mais duas mulheres foi abordado na Rodovia Anchieta. As duas suspeitas fugiram e não foram localizadas até o momento.

Irmão Fênix já havia sido condenado por homicídio, organização criminosa, tráfico de drogas e armas, com penas que somadas ultrapassam os 50 anos de reclusão. Ele não havia retornado ao sistema prisional após ser beneficiado com uma “saidinha” temporária em 2017. A defesa do acusado não foi encontrada para comentar o caso.

Continua após a publicidade

A prisão de Irmão Fênix aconteceu a poucos quilômetros de Santos, cidade portuária que serve como ponto estratégico para o envio de drogas do PCC para a Europa pelo Porto de Santos, o maior do país.

A Polícia Civil investiga a participação das duas mulheres que estavam no carro com o Irmão Fênix no momento da prisão. As autoridades também buscam identificar a origem e o destino das armas que estavam no veículo blindado.

A prisão de Irmão Fênix é considerada um importante passo no combate ao crime organizado em São Paulo. A ação demonstra o compromisso das forças policiais em combater o tráfico de drogas e armas, além de desarticular quadrilhas criminosas.

Veja Também