STJ determina que amigo de Robinho cumprirá pena por estupro no Brasil

Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decide que Ricardo Falco, condenado por estupro na Itália, deverá cumprir pena no Brasil

Postado em: 05-06-2024 às 21h59
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: STJ determina que amigo de Robinho cumprirá pena por estupro no Brasil
Falco e ex-jogador Robinho foram condenados pelo mesmo crime ocorrido em Milão, em 2013 | Foto: Rafael Luz/STJ

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta-feira (5), que Ricardo Falco, amigo do ex-jogador Robinho, deverá cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo cometido na Itália. A determinação ocorre após Falco e Robinho terem sido condenados no país europeu pelo mesmo delito, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013.

A decisão, tomada por maioria de votos, reafirma o entendimento firmado no julgamento de Robinho, quando o STJ homologou sua pena e determinou sua prisão, cumprida atualmente no presídio de Tremembé, em São Paulo. A Itália havia solicitado a extradição dos acusados, porém, a Constituição brasileira não permite a extradição de cidadãos natos. Diante disso, a representação diplomática italiana pediu a transferência da pena para o Brasil.

Durante o julgamento, a advogada de Falco, Lorena Machado do Nascimento, argumentou que a transferência da pena de Falco não pode ser realizada de acordo com a legislação brasileira, que não prevê essa medida para brasileiros natos. No entanto, a maioria dos ministros do STJ decidiu pela homologação da condenação de Falco, determinando que ele cumpra a pena em território brasileiro.

Continua após a publicidade

Com informações da Agência Brasil

Veja Também