Brasil solicita extradição de brasileiros envolvidos em atos golpistas na Argentina

Ministério das Relações Exteriores recebe lista de brasileiros foragidos na Argentina envolvidos em atos golpistas

Postado em: 20-06-2024 às 16h34
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil solicita extradição de brasileiros envolvidos em atos golpistas na Argentina
Documento foi encaminhado ao STF para trâmites de possível extradição | Foto: Marcelo Camargo/ABr

O Ministério das Relações Exteriores recebeu do governo argentino uma lista com nomes de brasileiros envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, que estão foragidos no país vizinho. Na última terça-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou o documento ao Itamaraty, solicitando que fizesse a consulta ao governo argentino.

Segundo o Itamaraty, os trâmites para uma eventual extradição dependem de um pedido formal do Judiciário brasileiro e são de responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O papel do Ministério das Relações Exteriores neste contexto é auxiliar na tramitação dos documentos necessários para cooperação jurídica internacional.

No início deste mês, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação visando cumprir mandados de prisão de centenas de indivíduos ligados à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Os alvos são pessoas que estão foragidas ou que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo STF, incluindo aqueles que romperam tornozeleiras eletrônicas e fugiram para países como Argentina e Uruguai.

Continua após a publicidade

Até o momento, a Polícia Federal prendeu pelo menos 50 pessoas e continua trabalhando para localizar e capturar outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos. A Operação Lesa Pátria, em andamento desde o ano passado e composta por 28 fases, teve sua última etapa deflagrada nesta quinta-feira (20).

Segundo a PF, os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração de bens especialmente protegidos. As investigações continuam em curso e a operação é atualizada periodicamente quanto ao número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Veja Também