Incêndios no Pantanal: Governo do MS decreta emergência

Seca excepcional no estado faz bioma e população sofrer com as queimadas

Postado em: 24-06-2024 às 13h50
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndios no Pantanal: Governo do MS decreta emergência
Com a seca prolongada, o Pantanal está sofrendo com as queimadas Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O governo do Mato Grosso do Sul (MS) decretou, nesta segunda-feira (24), situação de emergência nos municípios atingidos por incêndios florestais. A região do Pantanal é a mais afetada. O Diário Oficial do Mato Grosso do Sul publicou o decreto, que tem prazo de 180 dias.

O decreto tem como objetivo promover mais agilidade e eficácia no combate aos incêndios que assolam o estado. Em casos com maior risco iminente, os agentes públicos responsáveis poderão adentrar as casas para determinar evacuação, prestar socorro e usar propriedade particular.

De acordo com informações do governo mato-grossense, o período de seca que o estado está enfrentando, aliado à estiagem prolongada, fez com que os focos de calor aumentassem. Dessa forma, aumentando as queimadas no, já bastante afetado, bioma pantaneiro.

Continua após a publicidade

Além disso, as queimadas causaram grandes prejuízos para os produtores agropecuários do Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, a questão ambiental, seja em relação à vegetação, ao solo, à fauna, aos bens materiais ou, ainda, à segurança da vida humana, foram bastante prejudicadas também.

Leia mais:

Professores de universidades federais encerram greve nacional

Inflação: mercado prevê aumento de 3,96% para 3,98% neste ano

AliExpress e Magazine Luiza fecha parceria para vendas no Brasil

TSE libera o uso de IAs nas eleições e proíbe ‘deepfakes’

Veja Também