Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Boate Kiss é demolida para construção de memorial em Santa Maria

Obra de memorial está prevista para ser entregue em 8 meses

Postado em: 10-07-2024 às 19h11
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Boate Kiss é demolida para construção de memorial em Santa Maria
História é crucial. Foto: Divulgação

Logo pela manhã, uma cerimônia com sobreviventes, pais de vítimas e autoridades deu o pontapé inicial. Boate Kiss é demolida para construção de memorial em Santa Maria.

Nesta quarta-feira (10), começou a demolição do prédio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). A ação visa construir um memorial em homenagem às 242 vítimas do incêndio de 27 de janeiro de 2013. A retirada do letreiro, portas e tapumes marcou o início dos trabalhos.

Boate Kiss

A princípio, a previsão é que a demolição e a construção do memorial sejam concluídas em oito meses. Durante o processo, recolhem alguns itens internos para integrar o acervo do memorial. Gabriel Rovadoschi, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), afirmou que o memorial ajudará na reconstrução de vidas.

Continua após a publicidade

“O memorial funciona como um instrumento para produzir vida”, declarou Rovadoschi. “Ele dá um cenário de produção de cultura e educação. Também nos ajuda a reconstruir o tecido social danificado pelo trauma”.

Entidades estiveram no local. Foto: Divulgação

Memorial em Santa Maria

O memorial terá um jardim central e áreas públicas. Além disso, contará com 242 pilares de madeira representando as vítimas da tragédia. Rovadoschi ressaltou que o memorial pode transformar Santa Maria na cidade da memória, vida e prevenção.

Acima de tudo, o memorial também busca manter a memória viva para as gerações mais jovens. Rovadoschi destacou a importância de integrar o espaço às escolas da cidade e do estado. “Acreditamos na educação pedagógica e na formação da cidadania”, disse Rovadoschi. “O conhecimento dessa história é crucial”.

Boate Kiss é demolida para construção de memorial em Santa Maria. Ou seja, a demolição ocorre mais de 11 anos após a tragédia. Rovadoschi explicou que decidiram iniciar a construção do memorial após a finalização do júri em 2021. Embora a posterior anulação do júri e os embates jurídicos tenham ocorrido, mantiveram a continuidade do projeto. Nesse sentido, este visa enviar um recado claro.

“Com o cronograma da obra do memorial, fazemos um apelo à justiça”, afirmou Rovadoschi. “Temos oito meses para a conclusão. Até lá, saberemos se este memorial será da justiça ou da impunidade”.

Nesta sexta-feira (12), representantes das vítimas da Boate Kiss, de Brumadinho e Mariana (MG), dos bairros afetados por problemas no solo em Maceió e do incêndio no Ninho do Urubu no Rio de Janeiro participarão de uma reunião da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Enfim, este órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) cobrará explicações do Estado brasileiro.

Veja Também