Filmes para entender as relações e políticas internacionais

Uma das maneiras mais fáceis e divertidas de entender mais sobre relações internacionais e geopolítica é através do cinema

Postado em: 18-01-2023 às 18h21
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Filmes para entender as relações e políticas internacionais
Filmes para entender as relações e políticas internacionais | Foto: Reprodução/Capitão Phillips

Em um mundo interconectado e globalizado, situações que ocorrem dentro de um país afetam não apenas a própria política interna, mas todo o sistema global. Por conta disso, as relações geopolítica e internacionais são áreas muito dinâmicas, que mudam constantemente a partir de pronunciamentos políticos, oscilações econômicas e ações individuais de nações mais ou menos poderosas.

Uma das maneiras mais fáceis e divertidas de entender mais sobre relações internacionais e geopolítica é através do cinema, com obras que abordam o tema contando histórias reais e fictícias que têm esses movimentos políticos como pano de fundo.

A Soma de Todos os Medos (2002)

O filme, estrelado por Morgan Freeman e Ben Affleck, mostra um grupo terrorista que encontra uma bomba nuclear e planeja utiliza-la no final da liga de futebol americano, o Super Bowl, iniciando a Terceira Guerra Mundial, na intenção de colocar Rússia e EUA na rota de colisão.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Amazon Prime Video e YouTube

O Jardineiro Fiel (2005)

O longa é baseado em um romance no qual um diplomata investiga o assassinato de sua esposa, e acaba descobrindo o que há por trás das relações entre o governo britânico e as companhias farmacêuticas.

Onde assistir: Amazon Prime Video e YouTube

Senhor das Armas (2005)

Protagonizado por Nicolas Cage, o filme conta a história de um traficante de armas que vende o arsenal desprotegido da antiga União Soviética, aproveitando a situação para ficar milionário após o fim da Guerra Fria.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Capitão Phillips (2013)

Baseado em fatos reais, o filme exibe o sequestro de um navio petrolífero na costa da Somália, na África, organizado por piratas somalis.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Netflix, Star+ e YouTube

A Grande Aposta (2015)

 O filme retrata a crise econômica de 2008, explicando, de forma clara, como o mundo todo foi arrastado para um turbilhão financeiro que se iniciou nos EUA.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globoplay, HBO Max, Netflix e YouTube.

Veja Também