Conheça 7 filmes de terror inspirados em lendas japonesas

O terror japonês é bastante marcado pelo suspense, o sobrenatural e a presença frequente de fantasmas e polstergeists. Mas existe um aspecto

Postado em: 19-01-2023 às 18h16
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 7 filmes de terror inspirados em lendas japonesas
Conheça 7 filmes de terror inspirados em lendas japonesas | Foto: Reprodução

O terror japonês é bastante marcado pelo suspense, o sobrenatural e a presença frequente de fantasmas e polstergeists. Mas existe um aspecto ainda mais enervante em diversos filmes produzidos no país: suas histórias são baseadas em lendas locais.

Com origens incertas e muitas vezes consideradas verdadeiras, a maioria das lendas envolvem espirítos malignos que assombram gerações de japoneses e agora o mundo, graças a produção de filmes, séries, livros e mangás sobre elas.

Confira a lista de filmes inspiradas nessas lendas japonesas:

Continua após a publicidade

O Chamado (2002)

A produção de Hollywood ‘O Chamado’ é um remake de ‘Ring: O Chamado’, uma produção japonesa de 1998, inspirada em uma lenda local do século 18.

A personagem Samara (Sadoko, no original japonês) é conhecida por seu poder de nensha, ou seja, de projetar imagens na mente das pessoas, o que a fez ser jogada em um poço.

Samara foi inspirada na história de Banchō Sarayashiki, sobre uma empregada doméstica chamada Okiku, punida por quebrado ou extraviado um prato (dependendo da versão, ela pode ter estragado os planos de alguém). Sua punição: ser jogada em um poço, onde seu fantasma permanece e continua a assombrar peassoas, assim como Samara.

Foto: Reprodução

O Grito (2004)

O título bem popular por sua versão hollywoodiana, ‘O Grito’ é baseado na lenda de Kayako, uma mulher que passou por uma infância solitária e difícil, que se casou e teve um filho que significava tudo para ela. Um dia, em um acesso de ciúmes, o marido a matou na frente do filho e a deixou para morrer no sótão.

Não satisfeito, ele afogou o próprio filho em uma banheira. A morte de Kayako deixou um ódio fortíssimo em seu fantasma, que passou a assombrar as pessoas desde então.

Foto: Reprodução

Kwaidan: As Quatro Faces do Medo (1964)

Essa coleção de filmes foi inspirada na lenda de Yuki-Onna, uma fantasma branca como a neve, que é conhecida por perambular pelas áreas mais geladas do Japão. Ela também é famosa por ser muito bela, o que acaba atraindo pessoas para a sua direção.

No filme, um lenhador e seu filho ficam presos em uma nevasca e se deparam com uma fantasma que suga a vida do pai. Ao ver a juventude do filho, ela o poupa com uma condição: de que ele não contaria a ninguém sobre aquela noite.

O jovem mantém sua promessa, até conhecer sua esposa no ano seguinte. Porém, em uma determinada noite ele conta a ela sobre Yuki-Onna e, surpreendentemente, a esposa se transforma na própria fantasma. Furiosa, ela acaba não o matando, mas leva consigo os filhos do casal.

Foto: Reprodução

Teketeke (2009)

Segundo a lenda, uma jovem japonesa caiu nos trilhos do trem e foi cortada ao meio, resultando no surgimento de um onryō (um fantasma específico de mulheres traumatizadas ou injustiçadas). Não se sabe se a causa de sua morte foi acidental ou suicídio, mas acabou originando o espírito Teketeke (por causa do som que ela faz quando se move), que se vingava cortando suas vítimas ao meio.

O filme é dirigido por Kôji Shiraishi, Kana encontra o espírito que matou sua melhor amiga e descobre que tem apenas três dias para se salvar do ataque de Teketeke

Foto: Reprodução

A Vila dos Uivos (2019)

O filme de Takashi Shimizu se passa em uma vila chamada Inunaki, onde as pessoas não conseguem sair com vida. Três pessoas decidem visitar o local e duas acabam desaparecendo, fazendo com que Kanea, uma psicóloga que consegue se comunicar com os espíritos e irmã de um dos desaparecidos, investigue os segredos do local.

De acordo com a lenda do vilarejo de Inunaki, essa seria uma terra de ninguém, onde incestos, assassinatos e canibalismos eram práticas comuns. Acredita-se que os moradores morreram por causa dessas atitudes e pela própria loucura.

Foto: Reprodução

Shinsei Toire no Hanako-San (1998)

O filme fala sobre Hanako, um epírito vingativo que vive no banheiro de uma escola. A lenda que inspirou o filme possui diversas versões: em algumas, a menina teria cometido suicídio por causa do bullying; em outras, ela teria sido assassinada pelo pai abusivo ou durante ataques na Segunda Guerra Mundial.

Na produção de Yukihiko Tsutsumi, Hanako-San atrai alunos adolescentes para seu banheiro para torturá-los e matá-los. A aparência do espírito é uma junção da Maria Sangrenta e da Loira do Banheiro (personagens de algumas lendas brasileiras).

Foto: Reprodução

Kuchisake-Onna (2007)

A lenda antiga conta históia da temida Kuchisake-Onna, o terrível espírito de uma mulher que teve sua boca dilacerada de uma orelha a outra. O filme inspirado na lenda, tem como protagonista uma professora que descobre que o espírito vingativo é responsável pelo desaparecimento e assassinato de crianças.

Ainda segundo a lenda, ela teria sido uma bela mulher que teve o infeliz destino de se casar com um homem ciumento e perverso. Quando ele suspeitou que sua esposa estava tendo um caso, cortou a boca da mulher.

Desde então, o espírito vaga por aí, perguntando para as crianças se ela está bonita (só que não existe uma resposta certa para isso).

Foto: Reprodução

Veja Também