8 livros de terror e suspense que você deveria ler

Repletos de experimentações, os gêneros, ao longo dos anos, revelaram autores hoje consagrados, como Edgar Allan Poe, Stephen King e Mary Shelley

Postado em: 20-01-2023 às 18h22
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 8 livros de terror e suspense que você deveria ler
8 livros de terror e suspense que você deveria ler | Foto: Reprodução/ Dinastia Literária

Os livros de terror e suspense cativam leitores em todo o mundo com suas histórias assustadoras. Repletos de experimentações, os gêneros, ao longo dos anos, revelaram autores hoje consagrados, como Edgar Allan Poe, Stephen King e Mary Shelley.

Abaixo, você confere uma lista com os clássicos do terror e suspense.

O Iluminado – Stephen King

Lançado em 1977, o romance conta a história de uma família que é levada a um hotel isolado durante uma nevasca. Tudo acontece pois o patriarca é contratado para cuidar do local, durante a baixa temporada. No entanto, situações estranhas começam a acontecer, fazendo com que os ânimos dos personagens sejam afetados.

Continua após a publicidade

O Iluminado também ficou bastante conhecido por conta da adaptação realizada po Stanley Kubrick em 1980. O filme não agradou muito o autor do romance.

Foto: Reprodução/ Amazon

A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson

Lançado em 1959, o livro é considerado um dos gigantes da literatura de horror, com histórias sobre fantasmas. A obra já foi adaptada para diversas mídias, incluindo uma série da Netflix.

Após alugar uma casa entre duas colinas, os personagens são perseguidos por seres sobrenaturais. A narrativa é construída em uma crescente tensões e medo constante.

Foto: Reprodução/ Amazon

O Chamado de Cthulu e outros contos – H. P. Lovecraft

A coletânea de contos apresenta diversas histórias assustadoras que envolvem um universo único de personagens e criaturas repletas de mecanismos diferenciados de tudo aquilo que conhecemos. Por conta disso, o escritor se consagrou como um dos grandes nomes do gênero e construiu uma base sólida de leitores.

Foto: Reprodução/ Amazon

A outra volta do parafuso – Henry James

Histórias de terror e suspense constumam apresentar tramas cheias de personagens dúbios. É o caso de The Turn of the Screw, lançado em 1898, e traduzido (ao pé da letra), para A outra volta do parafuso.

Os leitores descobrem uma narrativa fantasmagória, cheia de nuances interessantes relacionadas a dois irmãos órfãos e tudo o que envolve o lugar onde residem. A história foi adaptada diversas vezes. A mais recente foi lançada em 2020, na Netflix.

Foto: Reprodução/ Amazon

Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é, sem dúvidas, um dos maiores gênios da literatura de horror e terror. Em seus quarenta anos de existência, diversas obras inspiradoras nasceram de suas angústias e anseios.

Diversos contos foram lançados ao longo dos anos e, talvez, Histórias Extraordinárias seja a coletânea mais famosa, com os conhecidos O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto e A Queda da Casa de Usher.

Foto: Reprodução/ Amazon

O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

Lançado em 1886, o autor faz uso de alguns pontos de vista interessantes para narras a história assustadora, em uma atmosfera de tensão e medo. Atualmente, a obra é considerada um dos melhores livros de terror de todos os tempos.

Foto: Reprodução/ Amazon

O Silêncio dos Inocentes – Thomas Harris

O serial killer Hannibal Lecter teve sua história contada em diversos romances de Thomas Harris. Um dos mais famosos, foi lançado em 1988, responsável pela introdução de personagens marcantes na literatura – e transpostos ao cinema.

No livro, Clarice Starling tem um enontro direto com o criminoso para tentar desvendar um mistério difícil, que envolve o assassino Buffalo Bill.

Foto: Reprodução/ Amazon

Frankenstein – Mary Shelley

Muitos livros de terror antigos construíram uma legião de fãs ao longo dos anos, além de servirem de base para a criação de novas histórias. É o caso do clássico Frankenstein da escritora britânica Mary Shelley. Considerada como uma das grandes mestres do gênero, a história se tornou um marco para a cultura pop.

A trama aborda a relação de um cientista obsessivo com sua criação monstruosa. Adaptado diversas vezes em peças de teatro e cinema, o romance continua bastante atual em diversos aspectos e é um dos melhores livros de terror para ler.

Foto: Reprodução/ Amazon

Veja Também