7 biografias que você precisa ler agora mesmo

Contando as histórias reais de pessoas que fizeram a diferença de alguma forma, as biografias são uma excelente ferramenta de aprendizado e inspiração

Postado em: 30-01-2023 às 16h29
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 7 biografias que você precisa ler agora mesmo
7 biografias que você precisa ler agora mesmo | Foto: iStock/ Drazen Zigic

A leitura é um dos melhores hábitos que se pode cultivar. Capaz de entreter, ensinar e ampliar nossos horizontes, os livros nos transportam para outros lugares e nos apresentam a personagens fascinantes. Principalmente ao ler as biografias.

Contando as histórias reais de pessoas que fizeram a diferença de alguma forma, as biografias são uma excelente ferramenta de aprendizado e inspiração. Por isso, trouxemos uma pequena lista de biografias que você precisa conhecer para se inspirar.

A Autobiografia de Martin Luther King

O livro, elaborado pelo historiador Clayborne Carson, resgata cartas e diários não publicados do líder Martin Luther King. A obra nos apresenta um retrato, em primeira pessoa, do grande líder que mudou os movimentos pelos direitos civis dos Estados Unidos para sempre, e suas lições e discursos são inpiradores até hoje, e continuam fazendo a diferença.

Continua após a publicidade

Eu sou Malala

Amazon/ Reprodução

A história de Malala Yousafzai, baleada pelo Talibã por defender o direito à educação, mostra o seu belíssimo trabalho em prol da educação de jovens paqusitanesa. A história de Malala certamente vai dar uma motivação para estudar, mostrando o poder que o estudo tem de mudar – ou pelo menos tentar -, o mundo.

Estrelas Além do Tempo

Amazon/ Reprodução

A obra, que também foi adapatada para o cinema, traz para os holofotes mulheres que foram ignoradas pela história, mas fizeram toda diferença na corrida espacial: Dorothy Vaughan, uma das unicas supervisoras negras da NASA; a matemática Katherine Johnson; Mary Jackson, a primeira engenheira negra na agência espacial.

Minha História



Amazon/ Reprodução

E por falar em mulheres inspiradoras, Michelle Obama não poderia ficar de fora da lista. Na biografia da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle compratilha sua batalhadora e inspiradora visão de mundo, demosntrando toda resiliência, inteligência, carisma e empatia. Uma leitura que você não vai esquecer.

Machado de Assis: Um Gênio Brasileiro

Amazon/ Reprodução

Na biografia de Machado de Assis, o jornalista Daniel Piza se inspirou em uma frase do autor, “Ninguém sabe o que sou quando rumino”, para construir um retrato completo e diferenciado do autos de Dom Casmurro.

Com uma narrativa evolvente e de pesquisa minuciosa, Piza mesclou perfeitamente a vida, obra e dia a dia do Machado de Assis.

Clarice,

Amazon/ Reprodução

Na biografia da romancista Clarice Lispector, o historiador Benjamin Moser constrói um retrato completo da vida da escritora, desde sua vida cheia de miséria e violência na Ucrânia, até seu refúgio no Brasil. Os pensamentos de Clarice até seu processo criativo e muito mais.

Leonardo da Vinci

Foto: Amazon/ Reprodução

Walter Issacson possui outras grandes biografias no currículo, como as de Albert Einstein e Steve Jobs. Sendo assim, não é à toa que seu trabalho sobre Leonardo da Vinci seja considerado a biografia suprema desse gênio da pintura, escultura e tantos outros conhecimentos.

Para constuir a biografia, Isaacson. pesquisou em cadernos antigos de da Vinci, mantidos por ele, que contavam sobre sua vida e pesquisas. Assim, é possível conhecer e apaixonar por todo conhecimento que vão além da figura do grande gênio.

Veja Também