13 livros para ler no final de semana

Sem planos para o final de semana? Viaje pelo incrível mundo literário

Postado em: 10-02-2023 às 16h48
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 13 livros para ler no final de semana
13 livros para ler no final de semana | Foto: iStock/ Uliana Mykhailenko

Chegou o tão esperado final de semana. Hora de relaxar, curtir um cineminha – que está com uma ótima promoção até o dia 14 de fevereiro -, ou curtir os bloquinhos de pré-Carnaval. Mas para quem quer ficar quieto em casa e longe da agitação, separamos 13 livros para você curtir durante o final de semana.

Para dar umas boas risadas

Se Deus me chamar não vou – Mariana Salomão Carrara

Quem vai te contar essa história é uma criança de 11 anos. Com um olhar fresco e bem humorado de quem ainda vê a vida como mistério está aqui, mas acredite: não subestime a solidão de Maria Carmem. A aprendiz de escritora, que está enfrentando as angústias da “pior idade do universo”, vai te provar que é possível, sim, que uma menina seja mais solitária do que um velho. Ao menos uma menina que, como ela, cresce e cria suas perguntas entre os objetos de uma “loja de velhos”. Ali elas já nascem antigas, frescas e pesadas, doce feito da mais dura poesia.

Continua após a publicidade

Foto: Amazon/ Divulgação

Como treinar o seu dragão – Cressida Cowell

Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como “O encantador de dragões”, devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim…Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. 

Foto: Amazon/ Divulgação

Uma bolota molenga e feliz – Sarah Andersen

As tirinhas incríveis de Sarah Andersen são para pessoas que não economizam dinheiro em livrarias, vivem à base de café, deixam tudo para a última hora, são especialistas em roubar o blusão alheio, não sabem se comportar em situações sociais e insistem em Pensar Demais. Esta segunda coletânea continua exatamente onde a primeira parou: debaixo de uma pilha de cobertas, evitando as responsabilidades do mundo real.

Foto: Amazon/ Divulgação

Para ler mais clássicos

A metamorfose – Franz Kafka

A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em um inseto monstruoso.

Foto: Amazon/ Divulgação

Noites brancas – Fiódor Dostoiévski

Durante uma das maravilhosas “noites brancas” do verão de São Petersburgo, em que o sol praticamente não se põe, dois jovens se encontram numa ponte sobre o rio Nievá, dando início a uma história carregada de fantasia, emoção e lirismo. Não por acaso, a história foi adaptada para o cinema por diretores do porte de Luchino Visconti e Robert Bresson.

Foto: Amazon/ Divulgação

O curioso caso de Benjamein Button – F. Scott Fitzgerald

Fitzgeral descreveu que esta baseou obra numa observação de Mark Twain, na qual ele afirmava ser uma pena que a melhor parte da vida viesse logo ao começo e a pior parte ficasse para o final. Neste conto, Fitzgerald inverte esta lógica: o esperado bebê do casal Button nasce com setenta anos, 1 metro e 73 centímetros de altura, uma barba proeminente e muitos cabelos brancos. Além deste fato incomum, a cada dia que passa, o jovem Benjamim vai ficando menos enrugado, menos curvado e mais jovial.

Publicado pela primeira vez na revista Collier’s, em 1921, o conto acabou eternizado no cinema com a atuação de Brad Pitt, que interpreta Benjamin durante toda a vida.

Foto: Amazon/ Divulgação

Fantasia nacional

Hotel Fantástico – vários autores

Nesta antologia com 20 contos fantásticos, você irá conhecer um pouco da estrutura que abriga criaturas peculiares e diversos enredos em diferentes estilos. Não precisa ter medo de explorar a história que cada quarto deste hotel guarda. De faxineiros fantasmas a uma viagem no tempo; da solidão a uma segunda chance; do romance à libertação. Faça as malas e junte-se a esses hóspedes!

Foto: Amazon/ Divulgação

Um Espelho na Floresta – Mariana Saggiori Dutra

Christoph Smith é um garotinho de dez anos sem memória, e tudo o que sabe sobre si mesmo foi o que lhe contaram no hospital, logo após acordar de um coma após um terrível acidente.

Seus pais o olham com medo, e as outras crianças o evitam ou o maltrata. Foi em uma floresta proibida e escura que o pequeno Christoph encontra um refúgio inesperado: um espelho.

Foto: Amazon/ Divulgação

Poesia

Daqui para baixo – Jason Reynolds

Aos 15 anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão mais velho. Shawn foi assassinado na rua onde a família mora.

Contado do ponto de vista de Will, Daqui pra baixo é uma narrativa ágil que se passa em pouco mais de um minuto ― o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo. Esse é o tempo que Will tem para descobrir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência.

Foto: Amazon/ Divulgação

Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur

Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. 

Foto: Amazon/ Divulgação

Para aquecer o coração

Árvore dos desejors – Katherine Applegate

Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias. E Red é um carvalho centenário que já viu de tudo em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.

Foto: Amazon/ Divulgação

O Pequeno Príncipe – Exupéry

As sábias, encantadoras e inesquecíveis histórias contadas pelo pequeno príncipe falam de seu próprio planeta, com seus três vulcões e uma flor presunçosa.

Uma história maravilhosa e profunda, para todas as idades, e ilustrada pelo próprio autor.

Foto: Amazon/ Divulgação

Se tu me quisesse – Jadna Alana

Em uma vila distante do sertão nordestino, um aprendiz de mágico faz a alegria da população com truques mirabolantes tirados de sua cartola. Acostumado com os olhares surpresos e abestalhados, Dino não espera que na noite da véspera de São João a mesmice de sua vida esteja prestes a findar. Uma forasteira desconhecida de olhos grandes e encantadores, que carrega asas de ferro nas costas, parece assisti-lo de maneira diferente, vendo além do que mostra em seu espetáculo. 

Foto: Amazon/ Divulgação

Veja Também