Quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher: conheça 12 livros escritos por mulheres

Nomes como Mary Shelley, Conceição Evarista, Ryane Leão e Alice Oseman estão nessa lista. Confira!

Postado em: 27-02-2023 às 16h34
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia Internacional da Mulher: conheça 12 livros escritos por mulheres
Din Internacional da Mulher: conheça 12 obras escritas por mulheres | Foto: iStock/ Victoria Gnatiuk

O Dia Internacional da Mulher está chegando, é comemorado no dia 8 de março. E para comemorar e incentivar as mulheres criativas, separamos 12 livros escrito por autoras fascinantes de todo o mundo.

São obras perfeitas para presentear a mulher que você ama e admira, deixando de lado os costumes tradicionais de dar flores nessa data.

Nomes como Mary Shelley, Conceição Evarista, Ryane Leão e Alice Oseman estão nessa lista. Confira!

Continua após a publicidade

Autoras clássicas internacionais

‘Frankenstein’, por Mary Shelley

Foto: Amazon/ Divulgação

Quando adolescente, a britânica Mary Shelley foi a primeira pessoa do mundo a escrever um romance do gênero conhecido hoje como ficção científica. Seu livro mais conhecido mundialmente, Frankenstein, inspirou diversas adaptações para a TV e cinema.

‘Mrs. Dalloway’, por Virginia Woolf

Foto: Amazon/ Divulgação

Virginia Woolf foi uma escritora britânica batante influente, que usou o recurso literário do fluxo de consciência, no qual a ecrita imita o ritmo do pensamento. O livro ‘Mrs. Dalloway’ narra um dia na vida da protagonista, uma londrina dos anos 1920 que sua maior preocupação é a festa que dará no fim do dia.

‘Niketche: uma história de poligamia’, por Paulina Chiziane

Foto: Amazon/ Divulgação

Paulina Chiziane nasceu em Moçambique e venceu o Prêmio Camões de literatura lusófona, Ela também alcançou a fama internacional com seu aclamado livro ‘Niketche’. Nesta obra, a protagonista descobre estar sendo traída pelo marido com várias mulheres e decide conhecê-las.

‘Orgulho e Preconceito’, por Jane Austen

Foto: Amazon/ Divulgação

Sem dúvidas este é o livro mais famoso da inglesa Jane Austen. A Inglaterra do século 18 serve com cenário para fazenda, casarões e bailes frequentados por personagens famosos de Austen. Na sociedade de ‘Orgulho e Preconceitp’, Elizabeth Bennet se recusa a casar por interesse, preferindo ir em busca de seu verdadeiro amor.

Autoras clássicas nacionais

‘Ciranda de Pedra’, por Lygia Fagundes Telles

Foto: Amazon/ Divulgação

Lygia Fagundes Telles causou um impacto tão grande, qur até foi chamada de “drama da literatura brasileira”. As personagens refletem as ideias subversivas de Lygia. ‘Ciranda de Pedra’ gira em torno de Virgínia, filha de pais divorciados. Este é o livro mais popular da autora e serviu como base para duas novelas da Globo.

‘Cora Coralina: doceira e poeta’, por Cora Coralina

Foto: Amazon/ Divulgação

O primeiro livro da poetisa goiana Cora Coralina só foi publicado aos 75 anos. ‘Doceira e poeta’ é uma coleção de receitas da autora, e cada uma delas prefaciada por textos escritos por ela.

‘Histórias de leves enganos e parecenças’, por Conceição Evarista

Foto: Amazon/ Divulgação

A mineira Conceição Evarista escreve sobre a cultura afro-brasileira em forma de contos, poemas, romances e até mesmo análises acadêmicas. ‘Histórias de leves enganos e parecenças’ é formado por 12 contos bem curtinhos e uma novela, um pouco mais longa. Os textos são repletos de simbolismo em estilo que remete à oralidade.

Quarto de despejo: diário de uma favelada’. por Carolina Maria de Jesus

Foto: Amazon/ Divulgação

Carolina Maria de Jesus foi uma das escritoras negras mais importantes do país, pois escreveu um dos primeiros relatos do ponto de vista de uma moradora da favela. No livro ‘Quarto de despejo’, Carolina narra sua experiência com a miséria na comunidade do Canindé, em São Paulo.

Autoras contemporâneas

‘Tudo nela brilha e queima’, por Ryane Leão

Foto: Amazon/ Divulgação

Artista e influencer, a brasileira Ryane Leão já conquistou milhares de seguidores nas redes sociais, onde regularmente publica seus pensamentos e versos próprios. ‘Tudo ne;a brilha e queima’ é o livro de estréia da poeta.

‘A chave de casa’, por Tatiana Salem Levy

Foto: Amazon/ Divulgação

No romance estréia, a também brasileira Tatiana Salem Levy escreve sobre uma protagonista que recebe uma chave da antiga casa de seus avós, que são turcos e judeus. ‘A chave de casa’ foi premiado e traduzido, recebendo diversos elogios.

‘A filha perdida’, por Elena Ferrante

Foto: Amazon/ Divulgação

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade nunca foi revelada. Seus livros tem como protagonistas, mulheres complexas, de moralidade duvidosa. ‘A filha perdida’ conta sobre os sentimentos conflitantes de uma família canadense em relação a sua família.

‘Heartstropper: dois garotos, um encontro (Vol. 1)’, por Alice Oseman

Foto: Amazon/ Divulgação

Alice Oseman é a escritora e ilustradora que está por trás do sucesso ‘Heartstropper’, a série em quadrinhos que vendeu milhões de exemplares e serviu de inspiração para a série da Netflix. Os livros possuem quatro volumes, com um quinto já previsto.

Veja Também