Quinta-feira, 28 de março de 2024

Conheça 10 livros para entender melhor a História do Brasil

Autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro compõem esta seleção

Postado em: 02-03-2023 às 17h23
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 10 livros para entender melhor a História do Brasil
Autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro compõem esta seleção | Foto: iStock

Se você é interessado pela história do Brasil, deseja se aprofundar um pouco mais no tema e desenvolver um olhar crítico a respeito, a lista de hoje vale ouro para você. Desde sua “descoberta”, o Brasil carrega uma história cheia de cultura e riquezas, mas também muita corrupção e desigualdade social.

Portanto, vale a pena conhecer, através de fatos e dados, a visão de antropólogos e historiadores importantes sobre os diversos personagens e desdobramentos que acompanham a construção do país desde a chegada dos portugueses até a Constituição e o desenvolvimento da sociedade para o que conhecemos hoje.

1 – Raízes do Brasil, por Sérgio Buarque de Holanda

Raízes do Brasil, História do Brasil

Em Raízes do Brasil, o renomado historiador Sérgio Buarque de Holanda reflete as origens do povo brasileiro e mostra aos leitores a base da sociedade atual. O autor traz a perspectiva de que a cultura portuguesa influenciou a maior parte da cultura brasileira. A obra fala sobre diversos termos que ajudam a entender como o Brasil se tornou o que é hoje, passando por conceitos como “jeitinho brasileiro” e “homem cordial”.

Continua após a publicidade

2 – Casa-Grande & Senzala, por Gilberto Freyre

Gilberto Freyre, História do brasil

Em 1933, após exaustiva pesquisa, Gilberto Freyre publica Casa-Grande & Senzala, livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária. É considerado o livro capital da cultura brasileira. Passados 80 anos, continua sendo um clássico da nossa literatura, mostrando, com beleza e vigor, a formação do povo brasileiro pela mistura de raças e culturas.

3 – Brasil: Uma Biografia, por Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling

História do brasil

Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, as autoras propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil.
Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a “grande história” mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.
A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes.

4 – Mulheres do Brasil: A História não Contada, por Paulo Rezzutti

História do Brasil

O livro resgata a história de mais de 200 mulheres das mais variadas épocas que tiveram suas biografias alteradas, deturpadas ou que simplesmente sequer apareceram nos registros convencionais. Depois de desmistificar as figuras dos imperadores D. Pedro I e d. Leopoldina, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti se dedica a mulheres conhecidas ou ignoradas pela história do Brasil: das guerreiras às vilãs, das mulheres do poder a artistas.

Também ilumina trajetórias pouco conhecidas de indígenas e negras escravizadas e avança até os dias atuais, com mulheres como Marielle Franco, a vereadora carioca assassinada em março de 2018 por “ousar” não ser invisível.

O livro chega num momento em que a discussão sobre o papel das mulheres na sociedade se intensifica, surpreendendo o leitor ao reapresentar acontecimentos da história do Brasil com as personagens femininas finalmente reinseridas nos papeis de destaque que lhes foram negados pela narrativa oficial.

5 -Os Donos do Poder, por Raymundo Faoro

Formação do patronato político brasileiro.

Em sua obra-prima, o autor examina quase seis séculos de história para traçar as raízes do patrimonialismo brasileiro e a formação do estamento burocrático, que se apropria dos aparatos políticos-administrativos e usa o poder público em benefício próprio.

Este livro é um ensaio fundamental, acadêmico, para a compreensão da formação social e política brasileira. Partindo das origens portuguesas de nosso patronato político, o autor demonstra como o Brasil foi governado, desde a colônia, por uma comunidade burocrática que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nação independente.

6 – A História do Brasil para quem tem pressa, por Marcos Costa

Dos bastidores do descobrimento à crise de 2015 em 200 páginas!

Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.

O livro faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:

  • Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
  • Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
  • O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
  • Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
  • Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?

Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros.

7 – O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil, por Darcy Ribeiro

Obra magistral de Darcy Ribeiro, um dos maiores antropólogos brasileiros, “O Povo Brasileiro” é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a história da formação da civilização brasileira.

8 – 1822, por Laurentino Gomes

Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram dom Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado.

Em 1822, o escritor compara diferentes relatos sobre o dia 7 de setembro que redefiniu os rumos do nosso país. Mais do que desmistificar o grito da independência às margens do Ipiranga, o escritor analisa como D. Pedro conseguiu, apesar de todas as dificuldades, fazer do Brasil uma nação de proporções monumentais.

Laurentino observa como as mudanças provocadas pela fuga da família real portuguesa em 1808 deram início a um processo de maior autonomia que pressionou o príncipe regente a declarar a independência do Brasil. O autor mostra como as Guerras Napoleônicas, a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos influenciaram as ideias de brasileiros que defendiam o fim da submissão à metrópole, formando um ambiente favorável à criação de um novo país.

Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem e aclamando como Livro do Ano de Não Ficção, 1822 é uma leitura essencial para todos que desejam compreender melhor o nosso país.

9 – Escravidão, por Laurentino Gomes

Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 ― quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.

Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente.

10 – Quando eu vim-me Embora, por Marco Antonio Villa

História da migração nordestina para São Paulo.

A migração nordestina para o Sudeste, por um de nossos mais conceituados historiadores. Sonhos, frustrações, dificuldades, preconceito e, também, ascensão social, sucesso financeiro, vitória. A história da migração nordestina para os estados do Sudeste do Brasil carrega esses e outros elementos. Entre as décadas de 1930 e 1980, milhares de pessoas abandonaram a terra onde nasceram e foram para outro estado – que, para elas, era como se fosse outro país: São Paulo era outro mundo, tinha outra forma de organização, de lutas, de sociabilidade, de trabalho e até mesmo de falar o português.

Com seu estilo coloquial e direto e uma narrativa envolvente, sem perder o rigor com os fatos, Marco Antonio Villa oferece aos leitores a voz não do narrador, mas dos próprios migrantes: são eles que relatam a viagem no pau de arara, a chegada à capital paulista, a dificuldade de adaptação, os empregos, a melhoria de vida, a educação dos filhos, a construção da tão sonhada casa própria. 

A obra descreve e analisa a expulsão do sertanejo, a permanência da miséria e a mudança em escala jamais vista na história do Brasil. São histórias individuais pungentes e emocionantes que, somadas, compõem um dos mais ricos processos históricos do país. Com elas, você conhecerá a complexa migração de homens, mulheres, crianças e idosos nordestinos e os sentimentos diversos que fizeram parte de suas vidas – da esperança à frustração, da fome e da sensação de desterro à conquista de espaço numa grande metrópole, da crença num futuro de oportunidades ao desencanto e o preconceito enfrentados na “Terra da Garoa”.

Leia também:

Veja Também