Conheça os 10 filmes de terror mais assustadores

Chamas de vídeos bizarras, casas mal-assobradas e espiritos. Esses são alguns dos cenários perfeitos para um bom filme de terror

Postado em: 02-03-2023 às 18h03
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça os 10 filmes de terror mais assustadores
Conheça os 5 filmes de terror mais assustadores | Foto: iStock/ Blue Planet Studio

Família que se muda para casa mal-assombrada, reunião assustadora via videochamada ou espíritos malignos. Essas são algumas perguntas que fãs de filmes de terror já deve ter se feito é: qual é o filme de terror mais assustador do mundo? Para responder essa dúvida e fazer uma lista que, com certeza, vai deixar seu coração batendo mais forte. Confira!

Cuidado com quem chama

Cuidado com quem chama, ou Host, é um longa de baixo orçamento, inteiramente gravado via Zoom durante a pandemia. A história de Rob Savage acompanha um grupo de amaigas entediadas, que decidem fazer uma sessão espírita em um ambiente muito familiar por todo nós durante o ano de 2020: as reuniões por vídeo chamada.

A Entidade

A produção de 2012 conta com a direção de Scott Derrickson (Doutor Estranho) e Ethan Hawke no elenco. Mostrando a história do escritor Ellison (interpretado por Hawke) se muda para uma casa isolado com sua família – bem típico dos filmes do gênero. Ao se deparar com imagens macabras, ele desocbre que a entidade maligna Bughuul está colocando a vida de todos que moram na casa em perigo.

Continua após a publicidade

Sobrenatural

Um dos maiores nomes do terror atual, James Wan (Jogos Mortais), foi o responsável pela direção de Sobrenatural em 2011 – que acabou dando origem a uma franquia de grande sucesso. No filme, o professor Josh Lambert (Patrick Wilson), sua esposa Rani (Rose Byrne) e os filhos Dalton e Cali, se mudam para uma casa nova. Ao se deparar com uma entidade e sofrer um acidente doméstico, Dalton acaba entrando em coma. Assustados, os pais decidem se mudar do local, porém, a maldição continua perseguindo a família.

Invocação do Mal

Também dirigido por James Wan, “Invocação do Mal” foi um sucesso estrondoso em 2013, sendo considerado um clássico intantâneo do terror, que acabou gerando em uma franquia composta por mais 8 filmes. Na primeira produção, acompanhamos o casal Roger (Ron Livingston) e Carolyn Perron (Lili Taylor), que no ano de 1975, se mudam para uma casa amaldiçoada com suas cinco filhas e uma cachorro. Atormentados pela entidade que hábita a casa, eles decidem procurar ajuda dos investigadores Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga).

Hereditário

A produção do queridinho dos amantes dos filmes de terror, A24, “Hereditário” é uma Produção do estúdio mais queridinho do momento, o A24, Hereditário é fruto da parceria entre Ari Aster (Midssomar) e Toni Collette (O Sexto Sentido). No filme, a mãe de Annie (Collete) morre, e ela, seu marido Steve (Gabriel Byrne) e os filhos do casal, Peter (Alex Wolff) e Charlie (Milly Shapiro), lidam com as consequência do fato. Porém, com o passar do tempo, a família passa a vivenciar alguns eventos inexplicáveis. 

Aterrorizados

Produção argentina de 2017, Aterrorizados (ou Terrified) é um filme dirigido por Demián Rugna, que conta a história de alguns eventos misteriosos na cidade de Buenos Aires. Objetos são vistos voando, assassinatos acontecem e uma figura assustadora surge e desaparece do nada. Com esta premissa, os especialistas sobrenaturais Funes (Maximiliano Ghione), Jano (Norberto Gonzalo), Mora (Elvira Onetto) e Rosentock (George L. Lewis) se reúnem para investigar os acontecimentos.

O Exorcísta

O Exorcista é um clássico de terror e um dos poucos filmes do gênero a receber uma indicação a Melhor Filme no Oscar, em 1974. Dirigido e escrito por William Friedkin (Operação França), o longa conta a história da possessão demoníaca de Regan MacNeil (Linda Blair), uma garotinha de 12 anos.

Dashcam

Após o sucesso de “Cuidado com Quem Chama (2020)”, Rob Savage retornou as telonas com Dashcam. O filme do gênero found footage (estilo Atividade Paranormal e [REC]) acompanha a compositora Annie Hard, realizando uma live de sua viagem dos Estados Unidos para a Inglaterra — na produção, a atriz intepreta uma versão satírica dela mesma na vida real. Após um tempo, a transmissão acaba ficando aterrorizante.

Um Lugar Silencioso Parte II

A franquia de John Krasinski (Jack Ryan) recebeu um segundo filme em 2021, logo após o sucesso de Um Lugar Silencioso, lança em 2018. O novo capítulo da franquia é novamente dirigido e roteirizado pelo interprete do Jim, de The Office, mas agora possui Emily Blunt no comando do elenco.

Em Um Lugar Silencioso Parte II, Evelyn Abbott, interpretada por Blunt, continua combatendo os alienígenas super sensíveis ao som. Mas, agora, a protagonista vai se deparar com novos inimigos. 

Atividade Paranormal

O clássico do found footage, Atividade Paranormal é outra produção de grade sucesso da Blumhouse. O filme, escrito e dirigido por Oren Peli, acompanha a vida casal atormentado por um espírito, que tentam gravar as cenas para provar a presença da entidade maligna. O filme teve diversas sequências após seu lançamento, em 2007.

Veja Também