Quinta-feira, 28 de março de 2024

Conheça 10 séries educativas para assistir com as crianças

A programação tem como objetivo aumentar a representatividade dos diferentes tipos de infância e fortalecer o aprendizado dentro e fora das salas de aula.

Postado em: 30-05-2023 às 19h11
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça 10 séries educativas para assistir com as crianças
Conheça 10 séries educativas para assistir com as crianças | Foto: Robert Daly/ iStock

Em 2021, o Canal Futura decidiu lançar faixa de programação voltada para o público infantil, com uma variedade de séries educativas nacionais e internacionais. De acordo com o canal, a nova programação tem como objetivo aumentar a representatividade dos diferentes tipos de infância e fortalecer o aprendizado dentro e fora das salas de aula.

Considerando às desigualdades aprofundadas pelo ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 e o aumento na evasão escolar, a emissora decidiu retomar os programas infantis para que ajudar os estudantes, familiares e até mesmo os educadores.

Pensando nisso, O Hoje decidiu compartilhar com vocês as 10 séries educativas do Canal Futura para a criançada assistir!

Continua após a publicidade

Caverna de Petra

A história acontece em um lugar mágico, cheio de fragmentos da infância. Ao longo dos episódios, a série vai tratando de sentimentos complexos e passa por alguns temas sociais, como o cuidado com o meio ambiente e a igualdade de gênero. Tudo isso acontece de maneira lúdica, de forma que as crianças possam entender e enfrentar questões similares em seu dia a dia.

Foto: Canal Futura

Mytikah – O livro dos heróis

Conheça a história de Leco e Manga apor meio de um livro mágico, o Mytikah. Nos episódios de apenas 6 minutos, as crianças são apresentadas a grandes personalidades da cultura brasileira, como Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga, Milton Santos e outros.

Foto: Canal Futura

Quintal TV

Com uma linguagem leve e atraente para toda a família, o programa propõe debates sobre diversos temas, como o cuidado com alimentação, o que são fake news, sustentabilidade e outros. Sempre trazendo o olhar das crianças, familiares e especialistas.

Foto: Canal Futura

Aventuras de Amí

Com produção na Bahia, a série de uma temporada retrata o processo de crescimento e através do olhar divertido de uma garotinhas de 8 anos, busca trazer soluções infantis para os problemas que vão surgindo.

Foto: Canal Futura

Bia desenha

Produzida em Pernambucao, essa animação conta a história de Bia seu primo, Raul, que vivem na periferia de uma cidade grande. Os protagonistas dividem o mesmo quintal, onde vivem diversas fantasiais através de brincadeiras e desenhos. A séria visa estimular a comunicação em família e aguçar a imaginadas das crianças enquanto as personagens se expressam através de letras, rabiscos e cores.

Foto: Canal Futura

Primeiro dia

A séria australiana de apenas 4 episódios conta a história de uma adolescente trangênero chamada Hannah Bradford que enfrenta os desafios de começar uma nova escola enquanto cria coragem para viver o seu verdadeiro eu. De maneira sensível e delicada, a série trara sobre a questão de gênero no universo infantojuvenil.

Foto: BBC

O dia em que me tornei mais forte

A série, com 3 temporadas dismponíveis, retrata a história de meninos e meninas de diversos países, mostrando como as crianças superaram os desafios do cotidiano.

Foto: Canal Futura

Tabuh

Com gravações realizadas na Bahia, a série mistura a ficção e documentário para trabalhar temas complexos para meninos e meninas. A cada episódio, a protagonista vivencia situaçãoes que levam a diversas maneiras de uma crianças refletir a respeito de temas como, morte, crenças sobre a origem da vida e sexualidade.

Foto: Canal Futura

Bino & Fino

Essa série animada nigeriana acompanha a história dos gêmeos Bino e Fino, que vivem na África subsaariana. No decorrer dos episódios é possível conhever diversos cenários do continente africano, elementos culturais, tradições e vestuário local. Com esse olhar, a série busca ajudar os educadores sobre a história africana.

Foto: Canal Futura

Jogo Duro

A série de humor, também australiana, nos conta a história de Mikey, um garoto da Nova Zelância que se muda para a Austrália e acaba descobrindo um jogo de handebol bastante competitivo no pátio da escola. Enquanto o protagonista treina com seus amigos novos, a série reforça temáticas como a empatia para crianças e adolescentes e a amizade.

Foto: Canal Futura

Veja Também