5 filmes de terror envolvendo cabelo que você precisa assistir

A experiência de lavar o cabelo nunca mais será a mesma

Postado em: 31-05-2023 às 18h35
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 filmes de terror envolvendo cabelo que você precisa assistir
5 filmes de terror envolvendo cabelo que você precisa assistir | Foto: Reprodução

Ao longo dos anos os filmes de terror nos ensinaram a ter medo de tudo. Absolutamente qualquer coisa pode ser terrivelmente assustadora. De situações absurdas até as mais plausíveis, o terror tem o dom de nos apavorar com coisas que não conhecemos, e ta,bém com o que conhecemos. Na maioria das vezes, essas coisas estão presentes em nosso dia a dia e não possuem nada de especial. Inclusove, essas coisas que podem estar em nossas cabeças, literalmente.

Isso mesmo, o cinema de terror teve a proeza de nos fazer ter medo de cabelos, criando enredos e imagens em que essa coisinha tão boba seja o centro de momentos aterrorizantes. E na tentativa de mudar a sua visão, ou pelo menos tentar, selecionamos 5 filmes de terror com cabelos que você precisa assistir.

O Chamado (1998/2002)

Não existe um filme de terror envolvendo madeixas mais famoso que O Chamado. Seja a produção japonesa de 1998 ou o remake de 2002, a clássica história envolvendo uma fita cassete amaldiçoada que em 7 dias mata qualquer pessoa que a assistiu provavelmente é o primeiro filme de terror quando pensamos no assunto cabelo.

Continua após a publicidade

O Grito (2002/2004)

Assim como O Chamado, O Grito é outra produção que não brinca em serviço quando o assunto é cabelo. Tanto o japonês de 2002 quanto a versão estadunidense de 2004 tem no enredo uma casa marcada por um passado extremamente trágico. No centro de tudo isso, tem Kayako o espírito vingativo da dona da casa em que foi assassinada pelo próprio marido.

Kayako e Sadako/Samara possuem o visual bem parecido: longos cabelos pretos e escorridos que escondem seu rosto. Ambas fazem parte de um tipo de personagem muito popular em filmes de horror japoneses: “a menina-fantasma de cabelos compridos e pegajosos”. Geralmente elas usam roupas brancas e ficam descalças e com os cabelos cobrindo os rostos. Essas entidades são conhecidas como onryõ, o fantasma de uma jovem que sofreu algum tipo de injustiça e agora busca por vingança.

Não satisfeito em traumatizar os espectadores com fantasmas = assustadores, O Grito foi capaz de transformar uma cena completamente banal do dia a dia em algo completamente assustador.

A Cabeleireira (2020)

A ida ao cabeleireiro pode ser um momento incrível de renovação. Mas também pode acabar se transformando em um pesadlo total. E não, isso não é sobre um corte ou coloração que deu errado. O assunto aqui é: um assassinato!

Esse é ponto de partida do filme A Cabeleireira, um filme de Jill Gevargizian que foi baseado em um curta que possui o mesmo nome. No longa, Claire é uma cabeleireira solitária em Kansas City, que leva uma vida dupla, assassinando suas clientes e escalpelando seus couros cabeludos, utilizando-os como perucas.

Bad Hair: A Maldição (2020)

Nesse filme que mistura terror e comédia, Bad Hair: A Maldição se passa em 1980 e acompanha Anna, uma mulher negra que trabalha em um canal de televisão musical. Almejando subir na carreira, ela só consegue o sucesso quando é convencida a mudar o visual do cabelo, colocando extensões e alisando-o. Acontece que tudo dá muito errado quando ela percebe que seu novo cabelo tem vontade própria

Possuída Pelo Mal (2005)

Se em Bad Hair: A Maldição somos apresentados ao perigoso mundo das extensões de cabelo, Possuída pelo Mal seguiu em uma abordagem semelhante, e apresenta o mundo mortal das perucas. É isso mesmo. Perucas também podem ser objetos de assassinos.

No longa sul-coreano, acompanhamos a história de Su-Hyeon, uma jovem que está lutando contra um câncer e sua irmã mais velha, Ji-Hyeon, que lhe presenteia com uma peruca de longos fios escuros. Ao usar a peruca, Su-Hyeon muda completamente o seu o comportamento, ficando mais saudável e confiante. Acontece que ela não faz a menor ideia da origem desse objeto e do segredo macabro que ele traz consigo.

Veja Também