5 músicas inspiradas em filmes de terror

Aproveite a lista para atualizar suas playlists

Postado em: 04-08-2023 às 18h23
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 músicas inspiradas em filmes de terror
5 músicas inspiradas em filmes de terror | Foto: iStock

Há tempos os filmes de terror vem inspirando compositores e bandas na hora de criarem novos sons, álbuns e videoclipes. Com enredos sangrentos e imagens para lá de assustadoras, o terror funciona como um grande reservatório para a criatividade e inspiração – que com certeza não passa despercebido por alguns artistas. Não importa o subgênero, tudo pode gerar uma canção.

E não é surpresa que a grande maioria dessa inspiração seja de bandas de rock e heavy metal, já que desde muito cedo o terror anda de mãos dadas com esse estilo musical. Não importa qual o estilo de rock ou o subgênero do terror, essas duas coisas formam um casamento perfeito.

Foi por isso que decidimos separar 5 músicas inspiradas em filmes de terror.

Continua após a publicidade

“Pumpkin head”, do Misfits

Se existe uma banda que construiu a carreira em torno do horror é a americana Misfits. O grupo, citado como um dos criadores do horror punk, é conhecido por seu enorme repertório de filmes de terror. Logo álbum de estreia eles lançaram a canção “Night of the Living Dead”, uma homenagem ao filme A Noite dos Mortos-Vivos (1968) de George Romero. Ao longo de sua carreira, a banda teve várias canções referenciando filmes, como Poltergeist (1982) e Desafio de Além (1963), além de livros como Psicopata Americano de Bret Easton Ellis. 

Presente no álbum Famous Monsters, a música “Pumpkin Head”, por exemplo, reconta com exatidão os eventos do filme Pumpkinhead: A Vingança do Diabo (1988). No roteiro, um homem procura vingança após a morte do filho, conjurando um perigoso demônio. Inclusive, “Pumpkin Head” contém partes do poema homônimo escrito por Ed Justin, que inspirou a canção. No mesmo disco encontramos também “Helena”, inspirada no filme Encaixotando Helena, dirigido por Jennifer Lynch em 1993.

Enjoy your slay”, do Ice Nine Kills

A banda de heavy metal americana Ice Nine Kills é conhecida por suas letras inspirada em filmes de terror, especialmente seus dois últimos álbuns, The Silver Scream e The Silver Scream 2: Welcome to Horrorwood, que são grandes homenagens ao gênero.

Na música “Enjoy Your Slay”, a banda faz uma homenagem a O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick. Abordando a perda de sanidade de Jack Torrance, a música evoca perfeitamente o ambiente do Hotel Overlook, onde o filme ocorre. Com bastante referência ao filme, a letra também contém citações icônicas como “Ei Danny, venha brincar conosco!” e “Muito trabalho e pouca diversão fazem do Jack um bobão”. Para completar, os vocais de “Enjoy Your Slay” contam com a participação especial de Sam Kubrick, neto do diretor.  

“He’s back (the man behind the mask)”, de Alice Cooper

Conhecido por seu visual e performances vivo envolvendo sangue falso, guilhotinas e cadeiras elétricas, o roqueiro Alice Cooper sempre teve uma relação de proximidade com o terror. Isso se aprofundou ainda mais em seu álbum Constrictor, lançado em 1986, que conta com uma homenagem à franquia Sexta-Feira 13 na música “He’s Back (The Man Behind the Mask)”. 

A canção faz menção aos perigos do “homem atrás da máscara” e aconselha: se você o ver vindo, corra o mais rápido que puder. Inserida na trilha sonora de Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive, “He’s Back (The Man Behind the Mask)” conta até mesmo com o famoso efeito sonoro “ki-ki-ki ma-ma-ma”, marca registrada da franquia de Jason VoorheesA capa do single mostra Alice Cooper segurando a icônica máscara de hóquei e o videoclipe mistura imagens do novo filme com filmagens originais, que mostram o cantor interpretando a canção enquanto Jason (interpretado por C. J. Graham, que também o interpreta em Jason Vive) aterroriza os adolescentes em uma sessão da meia-noite no cinema.  

“Living dead girl”, de Rom Zombie

Que Rob Zombie é um grande fã de terror não é mistério para ninguém. Para começo de conversa, sua banda White Zombie ganhou esse nome em homenagem ao longa Zumbi, A Legião dos Mortos, estrelado por Bela Lugosi em 1932.  Com músicas recheadas de referências e homenagens, o músico já chegou a se aventurou pelo cinema, roteirizando e dirigindo filmes como A Casa dos Mil Corpos e a refilmagem de Halloween

No primeiro álbum solo, Hellbilly Deluxe, lançado em 1998, Zombie trouxe “Living Dead Girl”, uma música repleta de referências a filmes de terror e filmes exploitation. Enquanto o videoclipe é uma homenagem ao clássico do Expressionismo Alemão, O Gabinete do Dr. Caligari, a canção em si faz menção à produções como Aniversário Macabro de Wes Craven, o filme belga Escravas do Desejo e o italiano A Mulher de Frankenstein, assim como A Máquina de Fazer Bikini, paródia de James Bond protagonizada por Vincent Price. “Living Dead Girl” foi utilizada ainda como trilha sonora em A Noiva de Chucky e na refilmagem de Psicose do diretor Gus Van Sant. 

“The Wicker Man”, do Iron Maiden

Uma das bandas de heavy metal mais populares do mundo, Iron Maiden dispensa apresentações. A banda britânica, conhecida por clássicos como “The Number of the Beast” e “Fear of the Dark”, lançou em 2000 a música “The Wicker Man”, inspirada em O Homem de Palha (1973), famoso filme de folk horror protagonizado por Christopher Lee.

Primeira faixa do álbum Brave New World, a música é inspirada tematicamente na história do policial que viaja até a ilha de Summerisle à procura de uma garota desaparecida, dizendo: “irmãos e seus pais dando as mãos e fazendo uma corrente. A sombra do Homem de Palha está se erguendo novamente”. Assim como no filme, o tom da canção vai ficando progressivamente mais macabro. 

Veja Também