Conheça a Turco, hamburgueria que uniu traços da cultura libanesa com a arte de cozinhar para os amigos

A música boa faz um perfeito casamento com o cheiro inebriante dos pratos que começam a ser preparados na Turco

Postado em: 07-11-2023 às 14h42
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a Turco, hamburgueria que uniu traços da cultura libanesa com a arte de cozinhar para os amigos
Caio (o Turco) e a esposa, Wanessa, são responsáveis pelas unidades do Parque Santa Rita e Celina Park | Foto: Leandro Braz / O HOJE

Nas proximidades da movimentada Avenida Milão, com uma bela vista para o Parque Bernardo Élis de Goiânia, no Residêncial Celina Park, existe um recanto com os mais deliciosos hambúrgueres que vão deixar qualquer um com água na boca – e sem saber qual escolher.

Continua após a publicidade

Estamos falando da Turco Hamburgueria, localizada na ru CP-4, no Celina Park. O grupo O HOJE foi convidado para conhecer o local e, podemos dizer que o ambiente inteiro é encantador, a começar pela fachada! Como não admirar a entrada, com o imenso bigode vermelho iluminando a entrada para um verdadeiro paraíso gastronômico.

O interior do local é espaçoso e fresco, e ainda nos privilegia a comer com a pouca iluminação das pequenas e belas estrelas que banham o céu da nossa cidade. A música boa faz um perfeito casamento com o cheiro inebriante dos pratos que começam a ser preparados na Turco.

O espaço no Celina Park existe há 4 meses, mas Caio, apelidado de Turco por ser descendente de libaneses, comanda essa unidade e a do Parque Santa Rita, juntamente com a esposa, Wanessa, ou Dona Turca.

Em um bate papo com a nossa equipe, Caio contou um pouco de como surgiu a Turco e ainda fez algumas indicações do que saborear no cardápio!

A origem

Como dito anteriormente, Caio e filho de libanês, o que lhe resultou em ser apelidado pelo sócio e amigo, Pedro, de Turco. “Ele me apelidou de Turco derivado da brincadeira de falar que todo libanês é pão duro. O que é mentira, não sou mais pão-duro. Já fui!”, brincou Caio.

A logo do estabelecimento, o imenso bigode na cor vermelha, foi criado muito antes dele pensar em abrir um comércio. Quando decidiu criar a hamburgueria, a logo já existia então, só faltava um nome: Turco. O nome pequeno mas que já apresentava uma baita presença.

Agora, você deve estar se perguntando: “se ele tem descendência libanesa, o mais lógico seria investir em algo envolvendo a culinária do Líbano. Por que hambúrguer?”. E a resposta é super simples, o Caio já preparava noite regadas com bastante hambúrguer e cerveja para os amigos. Alguns pratos, inclusive, surgiram nessas noites – como é o caso do Youssef (que falaremos mais tarde).

Burak, o mais pedido

O Burak é o carro-chefe do Turco, e tem uma história interessante sobre sua inspiração | Foto: Leandro Braz / O HOJE

Imagino que só pela foto você já tenha ficado com água na boca. Certo? Pois acredito que ficará ainda mais assim que te contar como esse belíssimo sanduíche é feito. Caio nos explicou que a ideia de criar o Burak veio após ele comer em uma panelinha em um famoso bar da capital.

“O Burak nasceu de uma panelinha que tem no Caseratto. Ela vai queijo coalho e banana. Aí eu falei: ‘vou fazer um hambúrguer com esses ingredientes.”

E atenção: esse é o prato que ele mais gosta de preparar. Então, se o chefe gosta de prepará-lo, por que você não gostaria de provar?

Desde o princípio

O Youssef nasceu das noites de “hamburgada” que Caio preparava para os amigos e, hoje, faz parte do cardápio da Turco | Foto: Leandro Braz / O HOJE

Alguns hambúrgueres da Turco foram são derivados das noites de “hamburgada” que Caio preparava para os amigos. Inclusive, ele é quem assina todos os pratos do local – um mais gostoso que o outro.

O Youssef é um deles. O hambúrguer artesanal e feito na grelha, com um pão tostado na manteiga clarificada hiper macio e delicioso. Ele conta também com queijo cheddar, picles, bacon aquela cebola caramelizada de dar água na boca e um molho rosé especial.

“A receita dele existe antes da Turco existir. Tanto é que, ele é o único que tem o molho próprio”, explica Caio.

E para os amantes dessa delícia, Caio afirma que não pretende retirá-lo do cardápio, até porque, é muito raro acontecer alguma mudança no cardápio da Turco.

Nem só de hambúrguer vive a Turco

Se você gostou da hamburgueria apenas pelo espaço e não está com vontade de comer um dos vários hambúrgueres do loca, calma. Fica tranquilo, pois eles contam com outros aperitivos, como as famosas porções de batata frita, tábua de linguiça e disquinhos.

Para dar início aos trabalhos (que foi muito difícil), pedimos a tábua de linguiça bovina angus VPJ. Ela vem com uma cobertura absurdamente deliciosa de queijo provolone, acompanhada com pequenas torradas de pão baguete. Só de escrever já me deu água na boca.

Ah, a porção de linguiça vem em dois tamanhos! A inteira de 500g e a meia com 250g. Vale muito a pena provar esse espetáculo.

E não ficamos só com a linguiça, não! Experimentamos o delicioso disco de costela. São seis disquinhos de costela bovina recheados com mandioca cozida e mussarela. Assim como a linguiça, os disquinhos contam como a cobertura mega cremosa do queijo provolone.

Sobremesas

Nutella especias, impossível comer sem se lambuzar e ficar com gostinho de quero mais! | Foto: Cecília Epifânio / O HOJE

E para dar aquela adocicada na noite, nada melhor que um sanduíche doce, que tal? A Turco conta com três sabores: o de doce de leite, nutella e nutella especiais.

Ficamos com o nutella especiais, que combina a crocância do pão tostado recheado com nutella, morango flambado com cobertura de chocolate confete. Fala sério, impossível comer sem se lambuzar e ficar com gostinho de quero mais!

E posso dar a minha opinião? Esse de nutella e confetes parece uma mistura de pedaço do céu as memórias mais doces da infância!

Além dos sanduíches doces, a casa conta com uma deliciosa caneca de churros recheado com doce de leite e cobertura de nutella. Impossível sair sem provar!

Atenção +18 anos

Não, não vamos falar sobre hambúrguer alcóolicos (se é que é possível existir algo assim). Assim como os sanduíches e petiscos, a Turco também monta os drinks que fazem parte do cardápio.

Pedimos uma rodada do Turquêra. É um shot de liquor de doce de leite da Bardêra com sorvete de creme e borda de doce de leite. “É um drinque doce mas bem potente. Uma delícia!”

E realmente, é um drink forte e nada enjoativo.

Mas não é o Turquêra que é o queridinho da casa não. O Layla fica em primeiro lugar, com louvor! Ele é um drink feito com cachaça FIiu-Fiu (tangerina ou acerola), lâmina de açúcar, morangos, limão siciliano, água com gás e gelo. Parece ser uma pedida super refrescante para aquelas noites mais quentes – que Goiânia sabe oferecer!

Serviços

Ficou com água na boca e quer conhecer mais sobre a Turco? Confira abaixo os endereços e como achá-los nas redes sociais

Turco Hamburgueria – Parque Santa Rita

Endereço: Rua SR 7, 243 – Qd 14 Lt 05 – Parque Santa Rita, Goiânia – GO

Funcionamento: 18:00 – 23:00

Turco Hamburgueria – Res. Celina Park

Endereço: Rua CP4, 495 – Qd CP04 Lt 5 – Res. Celina Park, Goiânia – GO

Funcionamento: 18:00 – 23:00

Instagram: TURCO HAMBURGUERIA

Veja Também