6 filmes fortes sobre a luta dos negros no Brasil

A discussão dos problemas que perpassam a escravidão no Brasil e a repressão dos negros é abordada em diversos filmes, de ficção ou documentários

Postado em: 20-11-2023 às 16h15
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: 6 filmes fortes sobre a luta dos negros no Brasil
Dia Nacional da Consciência Negra | Foto: iStock

Hoje acontece a celebração de uma data extremamente emblemática para o povo brasileiro: o Dia Nacional da Consciência Negra.

A data foi escolhida em homenagem ao Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que é lembrado pelo protagonismo na luta, na resistência dos negros escravizados no Brasil e na reivindicação por direitos civis.

Apenas seis Estados brasileiros decretaram o dia de hoje como feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Continua após a publicidade

Assista a esses filmes fantásticos se você quer mergulhar na história da luta dos negros no Brasil:

1 – Branco sai, preto fica (2015)

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

2 – As filhas do vento (2004)

Cida e Ju são irmãs e foram criadas pelo severo pai, Zé das Bicicletas. Cida foge de casa para ser atriz e Ju fica na cidade, casa-se e cuida do pai. As duas se reencontram 45 anos depois, no enterro dele, mas o tempo não diminui o rancor do passado.

Onde assistir: Globoplay

3 – AmarElo – É Tudo Pra Ontem (2020)

O documentário mescla animações, entrevistas e cenas do bastidores do álbum Amarelo, do rapper Emicida lançado em 2019. Ao mesmo tempo, conta história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos.

Onde assistir: Netflix

4 – Medida provisória (2020)

Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país.

Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime, Youtube (R$3,90)

5 – Besouro (2009)

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer, Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

Onde assistir: Youtube

6 – M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (2019)

Em M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, Maurício (Juan Paiva) acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.

Onde assistir: Netflix

Leia também:

5 livros para ler antes do ano acabar

5 filmes sobre literatura e livros

6 filmes brasileiros para assistir no final de semana

Veja Também