Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

9 cinebiografias que você não pode deixar de assistir

Se encante e se emocione com as cinebios sobre figuras de importância nacional e internacional

Postado em: 05-12-2023 às 14h30
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 9 cinebiografias que você não pode deixar de assistir
9 cinebiografias que você não pode deixar de assistir | Foto:

As cinebiografias são um gênero cinematográfico que conta a história de pessoas reais. Elas podem ser baseadas em fatos reais ou em ficção inspirada na vida de alguém.

As cinebiografias podem ser uma ótima maneira de conhecer histórias inspiradoras de pessoas que fizeram a diferença no mundo. Elas também podem ser uma oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e épocas.

Aqui estão nove indicações de cinebiografias que você precisa conferir:

Continua após a publicidade

Mussum, o Filmis

Aílton Graça em Mussum
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreou: 2/11

Antonio Carlos Bernardes Gomes queria ser jogador de futebol. Quando cresceu, porém, entrou para a Aeronáutica – e no grupo musical Os Originais do Samba. A carreira de artista o levou para a TV, onde trabalhou com Grande Otelo, Chico Anysio, Renato Aragão – e virou o Mussum. O filme de Silvio Guindane, estrelado por Aílton Graça, conta essa históris.

Maestro

Bradley Cooper em O Maestro
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreou: 22/11

Mostra a vida do compositor Leonard Bernstein (Bradley Cooper), autor do clássico da Broadway Amor, Sublime Amor. Martin Scorsese e Steven Spielberg, que produzem o longa, foram considerados para a direção. Mas o cargo acabou com Cooper – e por indicação de Spielberg, que gostou do trabalho dele no comando de Nasce uma Estrela (2018).

A estreia em cinemas selecionados aconteceu em novembro mas, o filme chega à Netflix, que produziu o longa, no dia 20 de dezembro.

Napoleão

Joaquin Phoenix empunha espada em cena de Napoleão
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreou: 23/11

23 anos depois de Gladiador, o diretor Ridley Scott e o ator Joaquin Phoenix se juntaram novamente – desta vez, num épico de 2h37 sobre o imperador francês (e que terá uma versão de 4h no Apple TV+, que bancou o orçamento de US$ 130 milhões). Coincidentemente, Bonaparte também será tema de uma futura minissérie da HBO com produção de Spielberg – baseada num roteiro não-utilizado de Stanley Kubrick.

Mamonas Assassinas: O Filme

banda Mamonas Assassinas em cima de um palco em cena do filme
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreia: 28/12

O diretor Edson Spinello vai contar a trajetória da banda de rock, do início da carreira em Guarulhos (SP) à ascensão meteórica em meados dos anos 1990. Sendo assim, o foco não será o acidente aéreo em 1996, que matou todos os integrantes da banda.

Inicialmente concebida como uma minissérie da Record, a produção escalou atores bem parecidos com os personagens – e parte deles tem algum grau de envolvimento com o grupo. Ruy Brissac e Adriano Tunes, que interpretam Dinho e Samuel, fizeram parte da peça Mamonas Assassinas – O Musical. E Alberto Hinodo interpreta o seu tio, Bento.

Priscilla

Elvis e Priscilla Presley durante o seu casamento. Cena do filme Priscilla
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreia: 4/1

O longa é baseado no livro Elvis e Eu, onde Priscilla Presley narra o relacionamento de 13 anos com o Rei do Rock. Lisa Marie, filha do casal, não aprovou uma versão inicial do roteiro: disse que seu pai foi retratado como “manipulador” – isso pode ter contribuído para que a empresa que cuida do legado do cantor não liberasse as músicas para o filme de Sofia Coppola.

Ferrari

Adam Driver como Enzo Ferrari
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreia: 8/2

Adam Driver vive Enzo Ferrari na biopic de Michael Mann (Colateral, Fogo Contra Fogo) sobre o piloto italiano, fundador da montadora e escuderia que leva o seu sobrenome. O filme conta também com Penélope Cruz no papel da esposa de Ferrari, Laura, e com o ator brasileiro Gabriel Leone, interpretando o piloto espanhol Alfonso de Portago.

Bob Marley: One Love

Kingsley Ben-Adir como Bob Marley
Foto: Reprodução / Divulgação

Estreia: 14/2

A vida e obra do embaixador do reggae serão retratadas nesta produção, estrelada por Kingsley Ben-Adir, que intepretou Malcolm X no filme Uma Noite em Miami… e também esteve em Barbie. A direção é de Reinaldo Marcus Green (que recentemente dirigiu outra cinebiografia: King Richard).

Ainda sem datas definidas

  • Back to Black, sobre o um dos grandes nomes do Jazz, Amy Winehouse
  • Shout It Out Loud, sobre os primeiros anos da banda Kiss

Veja Também