Os 10 melhores livros de terror e suspense para ler em 2024

Leituras de terror, suspense e thriller psicológico

Postado em: 16-01-2024 às 20h38
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Os 10 melhores livros de terror e suspense para ler em 2024
Livros para ler em 2024 | Foto: iStock

Nesta lista você vai encontrar os melhores livros de suspense, terror e thriller psicológico. São títulos muito bem avaliados pelos leitores, então são excelentes indicações para quem curte o gênero e quer bater a meta de leituras neste ano de 2024, mas também são ótimas opções para presentear!

Alguns livros, inclusive, chegam ao Brasil em sua versão traduzida ainda neste ano. Então, aproveita para adquirir o seu exemplar ainda na pré-venda para comprar com desconto!

Boas leituras!

Continua após a publicidade

1 – A Fúria, Alex Michaelideslançamento no Brasil 12/2/24

Um thriller magistral sobre uma ex-estrela de cinema reclusa e seus amigos famosos cuja viagem espontânea a uma ilha grega particular é interrompida por um assassinato – do autor best-seller do New York Times de A paciente silenciosa.

Esta é a história de um assassinato. Talvez isso não seja bem verdade. No fundo, é uma história de amor, não é?

Lana Farrar é uma ex-estrela de cinema reclusa e uma das mulheres mais famosas do mundo. Todos os anos, convida seus amigos mais próximos a fugir do clima inglês e passar a Páscoa em sua idílica ilha grega particular.

Você pode achar que conhece essa história. Provavelmente leu sobre isso na época – causou um verdadeiro rebuliço nos tabloides, se você bem se lembra. Tinha todos os ingredientes necessários para fazer a festa da imprensa: uma celebridade; uma ilha particular isolada pelo vento… e um assassinato.

Nós nos vimos presos lá durante a noite. Nossas velhas amizades ocultavam em si ódio e desejo de vingança. O que se seguiu foi um jogo de gato e rato – um duelo de inteligências, cheio de surpresas e reviravoltas, culminando num clímax inesquecível. A noite terminou em violência e morte.

Mas quem sou eu?

Meu nome é Elliot Chase, e vou contar uma história diferente de qualquer outra que você já ouviu.

“Esplendidamente atmosférico e totalmente fascinante, este é meu livro favorito de Alex Michaelides até agora. Leitores, vocês vão se deliciar! E o que mais poderiam esperar do mestre magnânimo da reviravolta?” – Lucy Foley

“Uma história altamente original que apresenta aos leitores o rei dos narradores não confiáveis, reviravoltas suficientes para alimentar dois romances e uma série de personagens fascinantes. Para fãs de histórias eruditas de detetives contadas com estilo e elegância teatral, A fúria arrasa em todos os quesitos.” – David Baldacci

“Glamoroso, sinistro e infinitamente surpreendente, A fúria é como se Agatha Christie e Patricia Highsmith tivessem viajado para a Grécia de férias e decidido escrever um livro juntas. Um entretenimento lotado de reviravoltas.” – Riley Sager

“Audacioso, surpreendente, cativante e dotado de uma energia contagiante que se encontra apenas nas melhores narrativas, este é o melhor romance de Alex Michaelides.” – Sophie Hannah

2 – Coelho maldito, Bora Chunglançamento no Brasil 20/2/24

Os contos presentes em Coelho maldito, livro finalista do International Booker Prize, transitam entre realismo mágico, folclore, horror, ficção científica e fantasia, partindo de elementos insólitos para narrar histórias assombrosas que tocam em temas profundamente reais. A coletânea é a primeira obra de Bora Chung, uma das mais notáveis escritoras sul-coreanas da atualidade, publicada fora da Coreia.

Em uma família cujos negócios consistem em criar objetos de maldição, o avô relembra um episódio envolvendo um amigo de infância e um abajur amaldiçoado em formato de coelho. Uma gestante precisa encontrar um pai para o filho o mais rápido possível, e evitar que a criança sofra consequências terríveis. Despertando no completo escuro após sofrer um acidente, uma professora confia na única coisa que tem por perto para levá-la de volta à luz: uma voz desconhecida.
As dez histórias que compõem Coelho maldito partem de imagens grotescas, assombrosas e incômodas para tratar, por meio de um olhar aguçado e impiedoso, da humanidade e da condição feminina. Uma das mais proeminentes escritoras sul-coreanas da atualidade, Bora Chung usa elementos fantásticos e surreais para refletir sobre os horrores e crueldades do patriarcado e da sociedade capitalista contemporânea.

 “Com a linguagem concisa e eficaz de Chung, é impossível parar de ler.” ― Tor. com

3 – Olhos vazios, Charlie Donlea

ELA MUDOU O NOME E A APARÊNCIA… MAS NADA PODE APAGAR O QUE TESTEMUNHOU.

Alex Armstrong mudou tudo sobre si mesma: seu nome, sua aparência, sua história. Ela não é mais a adolescente aterrorizada que apareceu na TV, algemada, sendo conduzida da casa onde vivia até a noite em que sua família foi massacrada.

Apelidada de Olhar Vazio pela imprensa, ela foi acusada dos assassinatos, teve a vida duramente exposta pelos veículos de comunicação, mas lutou com todas as suas forças para limpar o seu nome.

Dez anos se passaram e Alex nunca parou de procurar pela verdade, mesmo tendo de esconder sua identidade da horda de fanáticos por crimes reais e repórteres desesperados por qualquer notícia sobre seu paradeiro.

Agora como investigadora, ela trabalha incansavelmente para garantir justiça para outros acusados. Pessoas como Matthew Claymore, que é suspeito do desaparecimento da namorada, uma estudante de jornalismo chamada Laura McAllister.

Laura estava prestes a divulgar uma grande história sobre estupro e acobertamentos em sua faculdade. Alex acredita que Matthew é inocente e descobre revelações impressionantes sobre o corpo docente da universidade, alunos e pais poderosos dispostos a fazer qualquer coisa para proteger os filhos.

Mas ao iniciar sua investigação, Alex encontra conexões surpreendentes com o assassinato da própria família. Por mais diferentes que os crimes possam parecer…
***
Este é um thriller explosivo que você não conseguirá largar.

4 – O carniceiro, Alaina Urquhart

Algo sombrio espreita os pântanos do estado da Louisiana: um assassino metódico, com tendência a experimentação médica, vem trabalhando arduamente para completar seu mais aterrorizante crime até agora, zombando das autoridades que tentam desesperadamente alcançá-lo.

Mas não existe patologista forense mais competente que a dra. Wren Muller. Armada com um conhecimento quase enciclopédico de crimes históricos e com anos de experiência como médica legista, ela nunca encontrou um caso que não pudesse resolver.

Até agora.

Enquanto os misteriosos assassinatos se acumulam sobre a mesa de autópsia de Wren, ela é atraída para uma perseguição de gato e rato com um assassino brutal… que fica cada dia mais audacioso e violento.

Uma leitura viciante, com detalhes saídos da sala de autópsia que só um verdadeiro especialista poderia fornecer, O carniceiro promete capturar todos que os que ousarem se aventurar por estas páginas.

Maior pré-venda da história, livro fenômeno nos EUA! Best-seller instantâneo do The New York Times: um thriller emocionante – escrito pela coapresentadora do podcast de true crime de maior sucesso no mundo –, contado a partir dos pontos de vista de um notório assassino em série e da médica legista que segue as pistas de suas vítimas.

5 – Oito assassinatos perfeitos, Peter Swanson

Na trama, um livreiro se vê envolvido em uma investigação do FBI, pois um assassino dotado de uma mente doentia e brilhante passa a seguir sua lista com os assassinatos mais engenhosos da ficção policial. Há algum tempo, antes de se tornar sócio da Livraria Old Devils, localizada em Boston – uma meca para os fãs de mistério –, o aficionado por romances policiais, Malcolm Kershaw, também conhecido como Mal, escreveu um artigo para o blog da livraria com uma lista dos assassinatos literários mais insolúveis, quase impossíveis de serem decifrados – que ele chamou de “Oito Assassinatos Perfeitos”.

Para surpresa de Mal, Gwen Mulvey, uma agente do FBI, bate à sua porta em um dia de inverno em fevereiro. Ela quer sua ajuda para desvendar uma possível relação dessa antiga lista com uma série de assassinatos não solucionados. E Gwen não é a única que tem interesse por esse livreiro… O assassino está lá fora, observando cada um de seus passos.

6 – Silêncio na floresta, Harlan Coben

“Talvez este seja o melhor livro que Harlan Coben já escreveu. Uma história de tirar o fôlego, repleta de bons personagens e segredos tenebrosos.” ― Chicago Sun-Times

Neste suspense arrebatador que deu origem à série da Netflix, Harlan Coben mostra que os segredos mais sombrios podem estar mais perto de nós do que pensamos.

O passado nunca fica realmente para trás

Há vinte anos, durante um acampamento de verão, quatro adolescentes entraram na floresta à noite. Dois deles foram encontrados mortos. Os outros dois desapareceram sem deixar pistas. Quatro famílias tiveram a vida mudada para sempre.

E tudo está prestes a mudar de novo.

Paul Copeland, mais conhecido como Cope, finalmente está começando a aceitar a perda da irmã naquela noite. Criar sozinho a filha de 6 anos enquanto cuida da sua carreira em ascensão como promotor do condado o distrai de seus traumas do passado.

Mas quando um homem é encontrado morto com provas que o ligam a Cope, os segredos da família do promotor ameaçam vir à tona.

Será que esse homem desapareceu com a irmã dele, Camille? Será que ela está viva? Agora Cope precisa confrontar tudo que ele deixou para trás naquele verão há vinte anos. Só assim poderá decidir o que é melhor deixar enterrado e quais são as verdades que podem ser trazidas à luz.

7 – A empregada: Bem-vinda à família, Freida McFadden

Uma história que vai surpreender até os leitores de suspense mais calejados.

Quem leu A mulher na janela e A garota no trem não vai conseguir colocar este livro de lado até chegar à inacreditável conclusão.

A empregada vendeu mais de 400 mil exemplares e teve os direitos negociados em 33 países.

Todos os dias, Millie limpa a casa de Nina e Andrew Winchester de cima a baixo. Pega a filha deles na escola. Prepara refeições deliciosas para a família toda antes de poder se recolher e enfim comer o próprio jantar, sozinha em seu quarto minúsculo e claustrofóbico no sótão.

Quando Nina passa a sujar todos os cômodos de propósito só para assisti-la limpar, Millie tenta não perder a cabeça. Quando ela conta mentiras perturbadoras sobre a própria filha e tortura psicologicamente o marido, que parece mais e mais fragilizado, Millie tenta ignorar.

Afinal, com seu passado problemático, ela tem mais é que agradecer por ter conseguido esse emprego.

No entanto, ao olhar bem dentro dos lindos e doces olhos de Andrew e ver o sofrimento contido neles, Millie não consegue deixar de imaginar como seria ter a vida de Nina. O closet cheio de roupas, o carro elegante, o marido perfeito.

Logo os Winchesters vão descobrir que não fazem a menor ideia de quem Millie é de verdade. Nem do que ela é capaz de fazer…

8 – O caso Alaska Sanders, Joël Dicker

Autor do aclamado A verdade sobre o caso Harry Quebert retoma personagens de seu maior sucesso em novo suspense de tirar o fôlego

Abril de 1999. A pacífica cidade de Mount Pleasant, em New Hampshire, é devastada por um assassinato: o corpo de Alaska Sanders, uma jovem de 22 anos, é encontrado à beira de um lago, ao lado do cadáver de um urso-negro. O que à primeira vista parecia um grotesco ataque animal se revela um homicídio, e, a despeito da comoção generalizada, a questão é solucionada em poucos dias.

Onze anos depois, o sargento Perry Gahalowood, um dos encarregados da investigação na época, está vivendo um dos piores momentos de sua vida quando recebe uma perturbadora carta anônima. O conteúdo da mensagem faz Gahalowood questionar tudo que pensava saber sobre o caso ocorrido uma década antes. Teria ele seguido uma pista falsa? Teria, então, chegado a uma conclusão equivocada? Quem o faz cogitar a possibilidade é seu amigo Marcus Goldman, alçado ao estrelato após a publicação de A verdade sobre o caso Harry Quebert.

Diante de tantas incertezas e agitação, os dois resolvem investigar o que de fato estaria por trás da morte de Alaska Sanders e logo fica evidente que o cenário que se descortina é muito mais complexo do que parecera anos antes. Somente unindo forças Gahalowood e Goldman terão alguma chance de descobrir a verdade.

Após o estrondoso sucesso dos últimos livros, especialmente de A verdade sobre o caso Harry Quebert, Joël Dicker retorna ao universo metaficcional de seus principais personagens, demonstrando novamente sua maestria para criar uma trama instigante e repleta de reviravoltas. O caso Alaska Sandersé mostra Dicker em sua melhor forma.

9 – O que aconteceu com Annie, C. J. Tudor

“Quando minha irmã tinha oito anos, ela sumiu. Na época, achei que não poderia haver coisa pior. E então ela voltou.“

Da autora de O HOMEM DE GIZ.

Quando Joe Thorne era adolescente, sua irmã mais nova desapareceu. Vinte e cinco anos depois, um e-mail anônimo o leva mais uma vez ao passado: “Eu sei o que aconteceu com sua irmã. Está acontecendo de novo.”

Atolado em dívidas e bem longe do vilarejo onde cresceu, Joe precisa escapar das pessoas perigosas que estão atrás dele, mas também vê a oportunidade de resolver o que arrasta consigo há mais de duas décadas. Retornar a Arnhill parece a única opção.

Mas voltar também significa abrir velhas feridas e reencontrar pessoas e lugares que ele nunca mais pensou que veria. Afinal, alguns segredos são grandes demais ― e Joe não faz ideia de onde está se metendo.

Neste suspense de ares sobrenaturais, o leitor é carregado por reviravoltas sombrias que o deixam na expectativa até o fim. O que aconteceu com Annie é uma viagem ao lugar mais escuro de um passado que precisa ser esquecido.

10 – Assim você me mata, Karen Mcmanus

Mais um instigante thriller colegial de Karen M. McManus, autora do best-seller Um de nós está mentindo.

A pré-venda acompanha marcador.

Quando Cal, Ivy e Mateo resolvem matar aula em um dia particularmente ruim, eles não imaginavam como as coisas poderiam piorar tanto – e que alguém acabaria morto.

Ex-amigos do ensino fundamental, os três alunos do Colégio Carlton tinham se afastado no ensino médio, mas em uma terça-feira aparentemente comum, suas vidas se entrelaçam para sempre quando decidem seguir um colega que também resolveu escapar das aulas. E acabam o seguindo até o local de sua morte.

No lugar errado e na hora errada, os três estudantes se envolvem cada vez mais no misterioso assassinato. Agora, todas as suspeitas recaem sobre Ivy e enquanto tentam desvendar o mistério, eles são emboscados em uma rede de mentiras conforme segredos vêm à tona e novas pistas revelam novos suspeitos.

Em Assim você me mata, a tensão e o perigo aumentam conforme cada um deles tenta lidar com as consequências de suas escolhas e manter seus segredos mais íntimos ocultos.

Prepare-se para não confiar em ninguém porque, no Colégio Carlton, as aparências enganam.

Assim você me mata é basicamente um Curtindo a vida adoidado com um assassinato” — Entertainment Weekly

“Com uma narrativa rápida e cheia de reviravoltas, e a mudança de ponto de vista entre personagens que é marca regitrada de Mcmanus, esse thriller mostra como segredos e más escolhas podem trazer terríveis consequências” — Kirkus Reviews

“McManus mais uma vez cria um thriller de tirar o fôlego, cria uma história de crime realista com reviravoltas plausívei e personagen profundos.” — Publishers weekly

Leia também:

Veja Também