4 Livros com narrativas impactantes que vão te deixar sem palavras

De histórias de amor a experiências traumáticas, embarque nesta jornada pela literatura

Postado em: 08-04-2024 às 21h19
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: 4 Livros com narrativas impactantes que vão te deixar sem palavras
Livros impactantes com histórias profundas | Foto: iStock

Você está preparado para uma jornada emocional que irá tocar seu coração e expandir sua mente? Em nossa lista exclusiva, apresentamos uma seleção de livros impactantes que mergulham nas profundezas da experiência humana, explorando temas de amor e trauma de maneiras comoventes.

Em cada página dessas obras, você encontrará personagens complexos e histórias cativantes que o levarão por uma estrada de emoções. Desde os mais intensos momentos de paixão até os desafios mais dolorosos da vida, esses livros oferecem uma visão honesta e autêntica do que significa amar e enfrentar adversidades.

Para aqueles que buscam conexão emocional e reflexão profunda, nossas recomendações prometem satisfazer sua sede por histórias que tocam a alma. Cada livro é uma oportunidade de se perder em narrativas poderosas que iluminam os cantos mais escuros da condição humana.

Continua após a publicidade

Prepare-se para se emocionar, se inspirar e ser transformado por estas histórias que capturam a essência da vida em toda a sua beleza e complexidade. Então, não espere mais. Pegue uma xícara de chá, aconchegue-se em seu lugar favorito e mergulhe nas páginas destes livros que prometem deixar uma marca em sua alma.

LEMBRE-SE: Se você curtir as indicações, tire uma foto lendo um dos livros de nossas listas e marque a gente no Instagram (@ohoje)!

1 – O ar que ele respira, Brittainy Cherry

O primeiro volume da série Elementos, da autora do best-seller Sr. Daniels.

Como superar a dor de uma perda irreparável? Todos me alertaram sobre Tristan Cole. “Fique longe dele”, diziam. “Ele é cruel.” “Ele é frio.” “Ele é perigoso.” É fácil julgar um homem pelo seu passado. Olhar para Tristan e ver um monstro. Mas eu não podia fazer isso. Eu precisava aceitar a dor que vivia dentro dele porque era a mesma que vivia em mim. Nós dois estávamos vazios. Nós dois procurávamos por algo mais. Nós dois queríamos juntar os cacos do nosso passado. Só assim, talvez, conseguíssemos finalmente nos lembrar de como respirar.  

Elizabeth está tentando seguir em frente. Depois da morte do marido e de ter passado um ano na casa da mãe, ela decide voltar a seu antigo lar e enfrentar as lembranças de seu casamento feliz com Steven. A dor da perda ainda a consome, as lágrimas ainda insistem em cair, mas ela encontra em Emma, sua filha de 5 anos, a força que precisa para recomeçar.

Ao retornar à pequena Meadows Creek, Elizabeth chega à conclusão de que tudo, com exceção dela própria, continua igual: as fofocas, os velhos amigos, a estranha loja do Sr. Henson… Ou melhor, quase tudo. Seu novo vizinho, Tristan Cole, é o cara mais falado da cidade, porém todos o evitam. Grosseiro, solitário, o olhar sempre agressivo e triste, ele parece fugir do passado.

Com o tempo, Elizabeth descobre que, por trás do ser intratável, há um homem que foi devastado pela morte das pessoas que mais amava e tenta se aproximar dele, mas Tristan faz de tudo para impedir que ela entre em sua vida. Em seu coração despedaçado, não há espaço para um novo começo. Ou há?

O ar que ele respira é o um livro emocionante que já vendeu quase 50 mil exemplares no Brasil. O primeiro romance da série Elementos, composta por A chama dentro de nós, O silêncio das águas e A força que nos atrai, é uma história sobre um amor improvável capaz de nascer mesmo nos corações mais sofridos.

2 – Minha sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell

Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor.

Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos — como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.

Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?

Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso.

Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.

3 – A lâmina da assassina, Sarah J. Maas

Toda lenda tem um começo… e no primeiro volume da série Trono de Vidro, Caelena Sardothian mostra que faz jus à sua fama de maior assassina de Adarlan.

Implacável. Sedutora. Letal. A assassina de Adarlan é tudo isso. Sua fama ultrapassa os muros de Forte da Fenda, mais letal que as torres do Castelo de Vidro, onde o usurpador governa com mão de ferro o destino de todos em Erilea. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Seu caminho rumo à fama estava escrito nas estrelas, sob a benção da constelação do cervo branco, o Senhor do Norte e mítico espírito de Terrasen. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Única, ela foi criada nas sarjetas.

Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?

Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro com uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, o senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas minas de sal de Endovier; e, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração. Em A lâmina da assassina, conheça o início da jornada da assassina, pavimentada com sangue, suor e lágrimas.

4 – Magnolia Parks, Jessa Hastings

Fenômeno do TikTok comparado a Gossip Girl e Euphoria narra tortuosa história de amor na alta sociedade londrina

Ela é uma socialite lindíssima, rica e egocêntrica. Ele é o bad boy mais popular da Grã-Bretanha.

Magnolia Parks e BJ Ballentine nasceram um para o outro, e todo mundo sabe disso. Só tem um problema: ele partiu o coração dela.

Há anos, o ex-casal está preso em uma rotina: Magnolia namora outras pessoas para mantê-lo afastado, e BJ dorme com outras garotas para se vingar dela. No fim do dia, porém, mesmo com todo o esforço para superar um ao outro, eles sempre acabam juntos.

Os dois podem até viver em um universo de luxos, jantares caros e noites intensas, mas sua relação conturbada talvez esteja chegando a um limite. Aos poucos, sentimentos se embaralham e segredos vêm à tona, revirando a vida de todos à volta deles e desgastando o mundo que construíram ― um mundo onde um nunca precisa se desvencilhar do outro completamente.

Agora, Magnolia e BJ são forçados não apenas a lidar com as consequências dolorosas de suas decisões, mas a questionar o rumo de suas vidas. Será amor… ou obsessão?

Se você curtiu as indicações, poste uma foto sua no Instagram lendo um dos  livros da lista e marque o O Hoje (@ohoje)! Quero te ver devorando estes  livros!!

Leia também:

Veja Também