12 livros de romance de época para se emocionar

Boas escolhas pra quem procura uma leitura instigante e apaixonante

Postado em: 16-04-2024 às 13h22
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: 12 livros de romance de época para se emocionar
| Foto: Amazon

O Romance de época é um subgênero de leitura que se passa em um determinado período histórico. As histórias contadas nesses livros utilizam de aspectos típicos do passado, como costumes, trajes e ambientes para te prender em um universo totalmente novo e diferente do que estamos habituados.

Olha, prepare o seu coração! Pois, os livros citados nessa lista são cativantes, instigantes e muito charmosos, confira abaixo 12 romances de época que podem te fazer suspirar de amor.

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Orgulho e Preconceito é um dos mais aclamados romances da escritora inglesa Jane Austen. Publicado em 1813, revela como era a sociedade da época, quando os relacionamentos se desenrolavam de maneira mais lenta e romântica, no ritmo das cartas levadas por mensageiros a cavalo. Nesse mundo, o sonho da Sra. Bennet era casar bem suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Entre as irmãs, destaca-se Elizabeth, a Lizzy, que se depara com um turbilhão de sentimentos diante do orgulho e preconceito que mascaram a realidade. Trata-se de um clássico que, mesmo após duzentos anos desde a sua primeira publicação, continua a encantar milhões de leitores ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

A Promessa da Rosa – Babi A. Sette

Kathelyn Stanwell é a primeira filha de um conde, uma jovem de beleza notável que seria a debutante perfeita, exceto pelo fato de detestar a nobreza. Corajosa, idealista e temperamental, Kathelyn nutre o sonho de ser livre para escolher o próprio destino — incluindo o direito de não se casar tão cedo. No entanto, em um baile de máscaras, um homem entra em cena…

Arthur Harold é lindo e intrigante. Supondo, por sua aparência, que ele não pertence ao mundo da aristocracia, Kathelyn o convida a entrar no jardim — passeio proibido para jovens damas. Nunca mais se verão, ela está segura disso. Entretanto, ele é o nono duque de Belmont, alguém bem diferente do homem que ela idealizava.

De um instante a outro, o que parecia a aventura de uma noite se transforma em paixão. Entre bailes, passeios de carruagem e encontros, eles iniciam um romance. Porém a traição causada pela inveja e uma sucessão de mal-entendidos dão origem ao ciúme e a muitas reviravoltas.

Kathelyn será desafiada, não mais pelas regras sociais ou pelo desejo de trilhar o próprio caminho, e sim pela única coisa capaz de se sobrepor até mesmo à sua força de vontade e enorme teimosia: o seu coração.

Será o amor forte o bastante para vencer o orgulho e a mágoa e conduzir Arthur e Kathelyn ao final feliz?

“Uma jornada inspiradora sobre liberdades e recomeços.” – Paola Aleksandra, autora de Livre para recomeçar

O duque e eu – Julia Quinn

Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas.

Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível.

É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga.

A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.

Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora, ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Primeiro dos nove livros da série Os Bridgertons, O duque e eu  é uma bela história sobre o poder do amor, contada com o senso de humor afiado e a sensibilidade que são marcas registradas de Julia Quinn.

Uma Última Dança, Milady? – Megan Maxwell

Celeste é a típica mulher moderna. Ela vive intensamente, adora frequentar baladas, postar muito nas redes sociais, se relacionar com vários homens sem compromisso… ou seja, aproveitar ao máximo os avanços do século XXI. Com sua melhor amiga, Kimberly, ela desbrava a cidade de Madri em busca de diversão como se não houvesse amanhã.

Quando Kimberly volta para Londres, Celeste decide ir junto, em busca de novas aventuras. Porém, quando ela se instala na mansão secular de sua amiga, ela não imagina que encontrará um segredo que pode virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Celeste e Kimberly embarcam em uma viagem no tempo que as transporta para a Londres da época da Regência. Lá, as amigas terão que se adaptar a uma realidade completamente distinta: passarão a viver cercadas de bailes luxuosos, regras de etiqueta e costumes antiquados… Tudo isso garantindo que seus disfarces nunca sejam descobertos.

Mas o que Celeste não esperava era se encantar por um autêntico duque, um homem misterioso, dono de um sorriso deslumbrante e um olhar inesquecível. Será que ela vai conseguir resistir ao que seu coração deseja?

Uma dama fora dos padõres – Julia Quinn

Neste primeiro livro de uma nova série, voltamos para onde tudo começou, conhecendo Billie Bridgerton, uma dama fora dos padrões.

Às vezes você encontra o amor nos lugares mais inesperados… Esta não é uma dessas vezes.

Todos esperam que Billie Bridgerton se case com um dos irmãos Rokesbys. As duas famílias são vizinhas há séculos e, quando criança, a levada Billie adorava brincar com Edward e Andrew. Qualquer um deles seria um marido perfeito… algum dia.

Às vezes você se apaixona exatamente pela pessoa que acha que deveria… Ou não. Há apenas um irmão Rokesby que Billie não suporta: George. Ele até pode ser o mais velho e herdeiro do condado, mas é arrogante e irritante. Billie tem certeza de que ele também não gosta nem um pouco dela, o que é perfeitamente conveniente.

Mas às vezes o destino tem um senso de humor perverso… Porque quando Billie e George são obrigados a ficar juntos num lugar inusitado, um novo tipo de centelha começa a surgir. E no momento em que esses adversários da vida inteira finalmente se beijam, descobrem que a pessoa que detestam talvez seja a mesma sem a qual não conseguem viver.

Como se vingar de um cretino – Suzanne Enoch

É possível ensinar a um notório sedutor uma lição? Lady Georgiana Halley acredita que sim. E a melhor forma é fazer o visconde Dare provar do próprio veneno!Lady Georgie está cansada de ver Tristan Carroway, visconde de Dare, partir os corações das jovens damas da sociedade londrina.

Ela o considera um cretino por fazer isso sem remorso e porque também já caiu na sedução dele. Seis anos atrás, Tristan se empenhou em cortejá-la, tudo por causa de uma aposta que quase arruinou o futuro da jovem debutante.

Disposta a se vingar, Georgiana acha a forma perfeita: seduzir o terrível visconde e abandoná-lo. Dessa forma ele aprenderá a respeitar os sentimentos das outras pessoas.Tristan está em um momento perigoso: sua família está à beira da falência e a única forma de solucionar o problema é se casando com uma herdeira que esteja interessada no título de viscondessa de Dare.

Mas como é possível se aproximar e conquistar uma esposa se Georgiana Halley está sempre atrapalhando, seja batendo-lhe os dedos com um leque ou… simplesmente roubando o seu coração? Ser seduzido não está nos planos de Tristan, mas se Georgie acha que pode sair impune dessa lição, talvez ela esteja muito enganada!

A Noiva do Capitão – Tessa Dare

Madeline possui muitas habilidades preciosas: é uma excelente desenhista, escreve cartas como ninguém e tem uma criatividade fora do comum. Mas se tem algo em que ela nunca consegue obter sucesso, por mais que tente, é em se sentir confortável quando está cercada por muitas pessoas… Chega a lhe faltar o ar!

Um baile para ser apresentada à Sociedade é o sonho de muitas garotas em idade para casar, mas é o pesadelo de Maddie. E, para escapar dessa obrigação, a jovem cria um suposto noivo: um capitão escocês. Ela coloca todo o seu amor em cartas destinadas ao querido – e imaginário – Capitão Logan MacKenzie e convence toda a sua família de que estão profunda e verdadeiramente apaixonados.

Maddie só não imaginava que o Capitão “MacFajuto” iria aparecer à sua porta, mais lindo do que ela descrevia em suas cartas apaixonadas e pronto para cobrar tudo o que ela lhe prometeu.

Edenbrooke – Julianne Donaldson

O premiado romance de Julianne Donaldson finalmente chega ao Brasil e leva os leitores a Edenbrooke, um lugar encantor repleto de romance e aventuras situado no interior da Inglaterra.

Marianne Daventry fará qualquer coisa para escapar do tédio de Bath e das atenções amorosas de um pretendente indesejado. Então, quando chega um convite de sua irmã gêmea, Cecily, para se juntar a ela em uma enorme casa de campo, ela agarra a chance na hora.

Pensando que vai poder relaxar e desfrutar de seu amado interior inglês enquanto sua irmã tenta fisgar o belo herdeiro de Edenbrooke, Marianne descobre que até mesmo os melhores planos dão errado.

De um aterrorizante encontro com um salteador a um aparentemente inofensivo flerte, a jovem se encontra envolvida em uma aventura inesperada e cheia de romance e intrigas, suficientes para manter sua mente agitada.

Ela será capaz de controlar seu coração traidor, ou um estranho misterioso irá arrebatá-lo? O destino estava pensando em algo diferente de um verão relaxante quando mandou Marianne para Edenbrooke.

Um Acordo de Cavalheiros – Lucy Vargas

Um romance sensual e arrebatador, repleto de intrigas, morte e desejo. Tristan Thorne, o Conde de Wintry, não é um homem para brincadeiras. Com uma vida de segredos, amado e odiado na sociedade, ele não é o parceiro ideal para uma dama.

Dorothy Miller não sabe o que há por trás de suas motivações, apenas que ele é bastante intenso. Os jornais dizem que ele bebe demais, joga muito e ama escandalosamente. E até mata.

Como uma dama determinada a ser dona do próprio destino como Dorothy Miller acaba em um acordo com um homem como Lorde Wintry? Você teria coragem de guardar um segredo com o maior terror dos salões londrinos? Nunca faça acordos com ele, pois o conde sempre volta para cobrar.

Uma proposta e nada mais – Mary Balogh

Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela.

Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa.

Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre.

Primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes, Uma proposta e nada mais é uma história intensa e cativante sobre segundas chances e sobre a perseverança do amor.

Jane EyreCharlotte Brontë

Jane Eyre conheceu o sofrimento ainda pequena, na casa da tia que a criou e na austera Lowood Institution onde foi educada. Mas também pequena já mostrava sua natureza firme e independente.

Fiel a si mesma, ciente do seu valor e da consideração que merecia, assim manteve-se por toda a vida – ao abandonar os tormentos de Lowood e se empregar como governanta em Thornfield Hall; ao descobrir o amor mas, com ele, um terrível segredo; ao decidir partir e, depois, recomeçar.

Publicado em 1847, Jane Eyre é o romance mais conhecido de Charlotte Brontë. Com toques góticos e boas doses de crítica social e moral, esse clássico da literatura pôs-se à frente de seu tempo ao apresentar uma personagem feminina forte e explorar questões de classe, sexualidade, religião e gênero.

Acompanhamos o desenvolvimento emocional da protagonista e sua busca por espaço, respeito e autonomia financeira, num mundo que não esperava tais ambições vindas de uma mulher. E, como disse Virginia Woolf, “no fim estamos totalmente encharcados pela genialidade, a veemência, a indignação de Charlotte Brontë”.

Lágrimas de amor e caféBabi A. Sette

Lágrimas de amor e café nos traz a história da jovem Angelina que, fragilizada pela morte da mãe e a miséria na Itália, aceita a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula. E isso era tudo de que a família precisava para viver melhor depois da grande perda da mãe.

Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que tanto ama, já que ainda durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer.

Coincidentemente, Vincenzo também tem o Brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país. E é na fazenda de um barão do café, onde Angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que Vincenzo acaba achando trabalho.

Por conta dessa coincidência e em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas. Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e se entregar a esse grande amor? Os desafios para tal ato libertador seriam devastadores na vida de ambos. O amor venceria mesmo que a altos custos?

Da autora do best-seller Senhorita AuroraLágrimas de amor e café vai encantar, esquentar e mexer com o coração de todos aqueles que acreditam que o amor é mais forte que tudo e acham que para esse sentimento não existe impedimentos.

Veja Também