Estes 5 livros podem transformar a maneira como você e seu amor se relacionam

Aos solteiros de plantão, que tal se preparar para o grande amor?

Postado em: 29-05-2024 às 21h46
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Estes 5 livros podem transformar a maneira como você e seu amor se relacionam
Casal abraçado em um momento de descontração. | Foto: Istock

Os livros podem ser uma excelente pedida na hora de presentear a pessoa amada, ainda mais quando as obras podem revolucionar o relacionamento através do conhecimento transmitido pelo autor. Se prepare para grandes reflexões acerca do amor que podem potencializar os sentimentos que unem o casal.

Leia também: 10 livros de romance de época para quem ama ‘Bridgerton’

Confira a seguir, 5 livros perfeitos para os apaixonados (e também para os solteiros que querem se preparar para viver um romance).

A gente mira no amor e acerta na solidão

“Podemos ler que o amor contém a solidão em seu interior, pois no coração do amor está sempre a solidão, e por isso quem não suporta a solidão também não suporta o amor.”

Continua após a publicidade

Escrito a partir de diálogos, A gente mira no amor e acerta na solidão , surgiu de experiências vividas pela autora em salas de aula, em sessões de análise (enquanto analisante ou analista), com amigos, em leituras de pesquisas teóricas. Neste livro, a psicanalista e professora Ana Suy quer, acima de tudo, continuar essa conversa contigo, leitor, sem a pretensão, no entanto, de ser um manual ou um tratado acadêmico sobre o tema.

Puxe uma cadeira, fique bem confortável para um bate-papo sobre o amor, “essa experiência tão interessante que cada um vive sozinho junto com alguns outros ao longo da nossa passagem pelo mundo”.

“O livro de Ana Suy é uma delícia para pensar sobre o amor e a solidão. Você pode se interessar por psicanálise ou mal saber quem foi Freud: tenha certeza de que vai aumentar seu repertório e repensar as próprias experiências a partir destas reflexões estimulantes em forma de conversa boa!” – Liliane Prata, escritora

“Ana Suy me faz mirar a escuta para a psicanalista e receber poesia. Eu desejo que você deseje, e muito, se identificar na ambivalência entre o que mira e o que acerta, ao longo deste livro. As palavras de Ana vão parecer falar de suas pétalas e no final você terá que se haver com alguns espinhos. Não tema, siga a leitura: é assim mesmo que você vai entender definitivamente que ela, e seu livro, só veem flores em você.” – Alexandre Coimbra, psicólogo e escritor

Para meu amor, de Elma Van Vliet

Você costuma dizer ao seu amor o quanto ele ou ela é importante para você? Com espaço para escrever e colar fotos, este livro é uma celebração de tudo o que faz do relacionamento de vocês algo tão especial.

Ao responder perguntas inspiradoras, você cria um presente único e personalizado, repleto de lembranças dos momentos incríveis que já passaram juntos. Torne sua história de amor inesquecível.

Elma van Vliet é a criadora da coleção Tesouros de família, com títulos que conquistaram mais de 4 milhões de pessoas em todo o mundo.

As cinco linguagens do amor – Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge, de Gary Chapman

As diferenças gritantes no jeito de ser e de agir de homens e mulheres já não são novidade há tempos. O que continua sendo um dilema é como fazer dar certo uma relação entre duas pessoas que às vezes parecem ter vindo de planetas distintos. Compreender essas diferenças é parte da solução e é nisso que Gary Chapman vai ajudar você.

Com mais de 30 anos de experiência no aconselhamento de casais, ele percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados.

Nesta terceira edição de sua clássica obra sobre relacionamentos, que já vendeu mais de 8 milhões de exemplares, Gary Chapman não só explica as cinco linguagens como apresenta um questionário para os maridos e outro para as esposas descobrirem a sua linguagem de amor.

Além disso, uma seção especial de perguntas e respostas vai esclarecer todas as suas dúvidas e lhe dar o direcionamento sobre como expressar melhor seu amor a seu cônjuge e ajudará você a compreender a forma dele manifestar o amor.

Gary Chapman identificou cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem as manifestações de amor: palavras de afirmação; tempo de qualidade; presentes; atos de serviço; toque físico. Aprendam, você e seu cônjuge, a se comunicar através dessas linguagens e experimentem como é ser realmente amado e compreendido.

Faça o amor ser fácil, de Thamires Hauch

Crescemos acreditando que se relacionar é algo fluido, intuitivo, naturalmente descomplicado. Qualquer comportamento que saia desse pressuposto já acusa que há algo errado – conosco ou com o outro. O resultado disso é um misto de expectativas irreais com frustração.

A infância confirma essa idealização romântica nos filmes onde princesas estão sempre vivendo situações de perigo à espera de um príncipe invencível que possa salvá-las. Seria muito mais fácil se nos fosse ensinado, desde criança, que não existe príncipe encantado – existem pessoas reais, com bagagens, medos, anseios e, claro, qualidades.

Os dragões que cospem fogo não são nada além de nós no ponto alto de nossos próprios traumas. Não somos indefesas e não há ninguém fora que possa mudar a nossa realidade interna, isso é trabalho de cada um. Só quando aprendemos a encarar a realidade, somos, enfim, livres.

O amor é uma experiência multissensorial. Calor e frio, paciência e raiva, negação e aceitação, importância e irrelevância. Se ele fosse um alimento, certamente teria um sabor agridoce. Este livro, apesar de ter sido criado pensando nos questionamentos femininos na hora de se relacionar, se destina a todos aqueles que querem, simplesmente, compreender como é possível se relacionar de forma mais independente, forte e inteligente – consigo e, claro, com o outro –, desvendando os mistérios da linguagem a dois.

Amar, desamar, amar de novo: Como garantir um relacionamento saudável e feliz

Amar, (des)amar, amar (de novo). Essa é a sua história, a minha, a de todos nós. Não há quem já não tenha sofrido a alegria de ter, a dor de perder e a dureza de recomeçar.

O amor é essa montanha-russa de sensações que nos anima, assusta e nos torna tão humanos. Neste livro, você vai começar uma viagem através de tudo o que se conjuga junto ao verbo amar, e entenderá por que esse sentimento nunca vem e permanece tão facilmente quanto a gente gostaria.

Então, já que amar não sai de graça, que tal descobrir como garantir um relacionamento mais saudável e feliz? É hora de você se conhecer melhor. Afinal, quando sabemos qual o nosso lugar dentro de nós mesmos, a nossa capacidade de amar se amplia, a gente se empodera e descobre que somos muito mais capazes de refazer o nosso mundo amoroso e nossas relações.

Sem recorrer às fórmulas prontas ou às soluções mágicas, juntos percorrermos um caminho acertado, pelo qual você aprenderá a ser fiel a seus sentimentos e a ser livre, tornando-se, de fato e a partir de agora, responsável por suas escolhas. Está pronto? Acomode-se no meu divã, a sua sessão vai começar.

Veja Também