10 livros de C. S. Lewis que vão agradar até os leitores mais exigentes

O autor de grandes livros como "Cartas de um diabo a seu aprendiz" e "As Crônicas de Nárnia".

Postado em: 03-06-2024 às 12h59
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: 10 livros de C. S. Lewis que vão agradar até os leitores mais exigentes
As Crônicas de Nárnia e Cartas de um diabo a seu aprendiz, de C. S. Lewis. | Foto: Amazon

A leitura é capaz de transportar o indivíduo para outro universo sem nem mesmo sair da própria casa. C.S. Lewis é um desses autores que tem o dom de impactar pessoas através da escrita envolvente e surpreendente. Este escritor possui um legado imortal na história da literatura cristã.

Leia também: 10 livros (atemporais) de Ariano Suassuna que você precisa ler

C. S Lewis foi professor de literatura de Oxford, um dos maiores nomes do século XX e soldado de uma das principais batalhas da Primeira Guerra Mundial. Ele nasceu em 1898, na Irlanda (Atual Irlanda do Norte) e ficou conhecido pelas obras cristãs e também pela série de sete livros de ficção e fantasia chamada “As Crônicas de Nárnia”, que foi traduzida em mais de 41 idiomas e chegou a ser adaptada para televisão e cinema.

Leia também: 10 livros com gostinho de inverno para ler neste frio de junho

O autor foi ateu durante muitos anos, porém com 31 anos se converteu ao cristianismo, após uma conversa com J.R.R Tolkien. A amizade com o autor de “O Senhor dos Anéis” mudou a trajetória de vida de Lewis, tornando-o teísta.

Continua após a publicidade

Confira a seguir, 10 livros de C. S Lewis que você precisa ter em sua estante.

Os quatro amores

Como expressar de maneira profunda um sentimento frequentemente tratado de forma tão rasa? 

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.  

Em Os quatro amores, um de seus livros mais influentes, Lewis contempla a essência desse sentimento e avalia como cada tipo se ajusta aos demais. Com a maestria que o tornou um dos autores mais importantes do século XX, Lewis desafia e incorpora definições clássicas do amor e reflexões profundas de uma forma que continua atual e relevante. Afinal, foi por amor que Deus criou o ser humano, somente a fim de poder constantemente amá-lo e aperfeiçoá-lo. 

Cristianismo puro e simples

Em um dos períodos mais sombrios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, C.S. Lewis foi convidado pela BBC a fazer uma série de palestras pelo rádio com o intuito de explicar bases da fé cristã de forma simples e clara. Mais tarde, ajustado pelo próprio Lewis, esse material daria origem a Cristianismo puro e simples, um grande clássico da literatura cristã.  

Na obra mais popular e acessível de seu legado, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã e seus princípios básicos, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial da coleção C.S. Lewis, com capa dura e tradução de uma das maiores especialistas em Lewis do Brasil, você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra — e ainda reverberam mais de 70 anos depois. 

Trilogia Cósmica

 “Li a história no manuscrito original e fiquei tão envolvido que não pude fazer qualquer outra coisa até que a tivesse terminado.” – J.R.R. Tolkien   

 A Trilogia Cósmica é uma série de livros de ficção científica criada por C. S. Lewis como resultado de uma aposta entre ele e seu grande amigo J. R. R. Tolkien. A famosa amizade entre os dois foi eternizada pela criação do personagem principal, Elwin Ransom, professor e filólogo, assim como Tolkien.   

Desenvolvida em três livros – “Além do planeta silencioso”, “Perelandra” e “Aquela fortaleza medonha” –, as aventuras pelo espaço do Dr. Ransom incluem viagens em naves nada convencionais, criaturas mágicas e descobertas surpreendentes.   

Como Tolkien observa na apresentação que acompanha este volume, Lewis cria um thriller envolvente com grande número de implicações filosóficas. Isso porque, ao colocar o seu protagonista em situações inesperadas, o autor usa a ficção cristã para explorar as condições humanas fundamentais e revelar verdades transcendentais. 

Cartas de um diabo a seu aprendiz

Irônica, astuta, irreverente. Assim pode ser descrita esta obra-prima de C.S. Lewis, dedicada a seu amigo J.R.R. Tolkien. 

Um clássico da literatura cristã, este retrato satírico da vida humana, feito pelo ponto de vista do diabo, tem divertido milhões de leitores desde sua primeira publicação, na década de 1940. O livro faz parte da Coleção Especial C.S. Lewis, que conta com um projeto gráfico e tradução aprimorados, além da edição em capa dura. 

Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra best-seller a mais envolvente narrativa já escrita sobre livre arbítrio, fraquezas humanas e tentações ― e a superação delas. 

Como orar

Nessa coletânea vinda do arcabouço de suas escritas, C.S. Lewis fornece conhecimento e lições que iluminarão nosso diálogo íntimo com Deus.

Muitas pessoas gostariam de conversar melhor com Deus, mas geralmente não sabem como começar. Neste livro, Lewis demonstra como é necessário sabedoria para lidar com o tema e conduz os leitores nessa jornada, iluminando o significado e importância da oração e deixando claro como isso é central à fé cristã.

Uma inclusão muito bem-vinda ao cânone de Lewis, Como orar oferece um entendimento mais profundo sobre nossa tradição íntima de ter uma vida de oração, além de defender e explicar, através de reflexões e experiência, as questões que cercam essa prática espiritual em uma era secular.

O peso da glória

Nos nove sermões que compõem uma de suas obras mais clássicas, O peso da glória , C.S. Lewis demonstra porque é um dos autores cristãos mais influentes da História. Ele é capaz de tratar os mais variados temas, como pecado e identidade cristã de modo brilhante, trazendo simplicidade e clareza a assuntos complexos, instigando tanto nossa alma quanto nosso intelecto.  

Mais um livro da coleção C.S. Lewis, com edição especial, capa dura e nova tradução, O peso da glória é uma leitura obrigatória, pois traz aos leitores contemporâneos as mesmas palavras de inspiração, orientação e apologia da fé cristã que levaram alento a milhares de ouvintes em um tempo recheado de dúvidas. 

A abolição do homem

Surpreendente e profético, A abolição do homem é um dos livros mais debatidos de C.S. Lewis. Nas poucas, porém densas, páginas desta obra, o célebre autor britânico defende a moralidade absoluta e os valores universais como o altruísmo, a caridade e o amor, para expor as consequências do abandono desses princípios na sociedade.

Criticando os argumentos dos relativistas e trazendo uma reflexão filosófica, a obra – parte da coleção de luxo C.S. Lewis, em capa dura e nova tradução – alerta para os perigos de questionar os valores morais objetivos, comuns a todos, independente de suas diferentes culturas, sem os quais as pessoas correm o risco de perder a humanidade.

Com bases sólidas e profundas, Lewis mostra que a tentativa de abolir a moralidade equivale, no fim, a abolir o próprio homem, e convida os leitores a não se renderem à tendência relativista que permeia a sociedade contemporânea.

Como cultivar uma vida de leitura

A alegria de enxergar novos mundo através dos olhos dos outros. C.S. Lewis, grande escritor de ficção e livros teológicos, como As crônicas de Nárnia, a Trilogia Cósmica e Cartas de um diabo a seu aprendiz, continua envolvendo os leitores graças não apenas às suas ideias intelectuais, mas também por ser um amante incorrigível de livros e um leitor ávido.

Essas características fizeram com que conseguisse produzir suas maravilhosas obras criativas por meio de reflexões profundas sobre a literatura que impactou sua vida.

Em Como cultivar uma vida de leitura ― coletânea encantadora que reúne escritos do abrangente acervo literário de Lewis ― o respeitado professor e autor best-seller reflete sobre o poder, a importância e a alegria de uma vida dedicada aos livros.

Esta coleção revela o que o próprio Lewis tanto amava na leitura e o que significa aprender por meio da literatura. O livro é uma verdadeira lente para entendermos os pensamentos de um dos maiores intelectuais de nosso tempo.

Reflexões sobre Salmos

Por sua variedade e poeticidade, Salmos é um dos mais intrigantes livros da Bíblia. Aqueles que declaram compreendê-lo o exaltam como uma obra de beleza profunda. Muitos de nós, no entanto, continuamos a esbarrar em sua aparente estranheza – e pensamos que alguns salmos, especialmente os mais vingativos, nem deveriam estar na Bíblia!

Em Reflexões sobre Salmos , C. S. Lewis escreve como um colega que enfrentou as mesmas dúvidas que nós. Ressaltando a natureza literária das composições, ele transmite a sabedoria que adquiriu abordando temas como a maldição, a morte e os segundos significados nos salmos. Como afirma, seu intento é compartilhar os insights que teve, ou as dificuldades que encontrou, na esperança de que isso possa de alguma forma interessar, e também ajudar, outros leitores.

A última noite do mundo

Nestes setes ensaios espirituosos e lúcidos, o grande escritor e apologista cristão C.S. Lewis aborda diversas questões religiosas intrigantes e complexas, como as evidências de uma oração eficaz, o significado das palavras “Eu creio” e também nos força a imaginar como devemos encarar nossos conceitos sobre Deus e até mesmo sobre a possibilidade de haver ou não vidas em outros planetas.

Em A última noite do mundo , um dos ensaios principais desta coletânea, o autor lida com a questão do retorno de Cristo e traz uma perspectiva teológica brilhante para elucidar esse debate. Como sempre, encontramos nesses ensaios um Lewis que mistura humor, ironia, paradoxos e uma perspicácia marcante que desafia a nossa fé.

Veja Também