Benefícios do café para a saúde da mulher

“O café ainda tem a vantagem de ser delicioso e, assim como o amor, não podemos viver sem ele”

Postado em: 06-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Benefícios do café para a saúde da mulher
“O café ainda tem a vantagem de ser delicioso e, assim como o amor, não podemos viver sem ele”

Mesmo estando presente no dia a dia, o famoso cafezinho ainda gera muitas dúvidas quando se pensa em seus efeitos sobre a saúde. Não faltam mitos e verdades para embasar o assunto. Pensando nisso e para esclarecer, de uma vez por todas, essas questões, Liana Baggio Ometto, fundadora da Baggio Café, descreve alguns benefícios proporcionados pela presença do café em nossas vidas.

“Quase um sinônimo de felicidade – não há como negar que um cafezinho logo pela manhã é capaz de operar milagres –, nos sentimos mais dispostas, bem-humoradas e prontas para enfrentar qualquer desafio que apareça no decorrer do dia. Porém, mais do que uma sensação, isso é um fato comprovado cientificamente”, diz Liana.

Continua após a publicidade

Segundo um estudo publicado pela Harvard School of Public Health, mulheres que tomam até seis xícaras pequenas de café, diariamente, têm 20% menos chance de desenvolver depressão ao longo da vida. Normalmente, as mulheres são duas vezes mais propensas a sofrer desse problema do que os homens. 

Outro benefício proporcionado pelo consumo regular de café refere-se ao fortalecimento do coração. De acordo com algumas pesquisas, ao beber café, regularmente, as chances de desenvolver uma doença cardíaca diminui 21%. Isso acontece, porque a bebida é rica em substâncias anti-inflamatórias, capazes de prevenir dilatações das placas de gordura nas artérias e, consequentemente, diminuindo o risco de entupimento dos vasos e de quadros de acidente vascular cerebral e infartos.

Por ser uma grande fonte de antioxidantes, o café é também um excelente aliado na prevenção de alguns cânceres, protegendo, além do coração, diversas outras partes do corpo. No caso das mulheres, o destaque está para a redução na incidência do câncer de pele e de útero. Segundo informações fornecidas pelo hospital americano Brigham and Women’s, no caso do primeiro, a redução é de 20%. Entretanto o uso do protetor solar continua sendo imprescindível quando estamos expostas aos raios solares, o café é só um reforcinho extra.

Já em relação câncer de útero, o risco de ocorrência diminui cerca de 7%, isso porque um dos elementos presentes na composição do café é o ácido clorogênico, substância associada à prevenção de uma série de doenças, especialmente o desenvolvimento de tumores mais comuns em mulheres, como no endométrio.

Além de todos os benefícios já citados, a bebida também é uma ótima parceira na conquista da boa forma. “De acordo com o PhD David Levitsky, da Cornell University nos EUA, a cafeína age no estômago e no duodeno, fazendo com que a digestão seja mais lenta e, o metabolismo, mais acelerado, assim, engordamos menos com a mesma refeição. Além disso, o café tem pouquíssimas calorias e, como eleva nossa taxa metabólica em 11%, ainda nos ajuda a queimar umas gordurinhas extras”, diz a fundadora da Baggio Café.  

“Outro ponto positivo é que, depois de tomar um cafezinho, liberamos mais adrenalina na corrente sanguínea, o que nos torna mais dispostas para praticar atividades físicas. Basta aproveitar a oportunidade. Com todos esses benefícios, o café ainda tem a vantagem de ser delicioso e, assim como o amor, não podemos viver sem ele!”, arremata Liana.   (Foto;http://www.saudedica.com.br) 

Veja Também