HMDI celebra Dia da Mulher

Postado em: 07-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Programação contará com a entrega da escultura restaurada doada pela artista plástica Maria Guilhermina para o antigo HMDI

Após ser restaurada, obra Homenagem às mães, doada para antiga sede da maternidade, será devolvida ao espaço. Pacientes e funcionárias participarão de evento na segunda-feira, 07

O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) celebrará nesta segunda-feira, 07, às 17 horas, o Dia Internacional da Mulher. A programação contará com a entrega da escultura restaurada doada pela artista plástica Maria Guilhermina para o antigo HMDI e uma cerimônia com as pacientes e funcionárias da maternidade, quando a escultura será oficialmente entregue. A escultura intitulada “Homenagem às mães” foi doada pela escultora no lançamento da antiga HDMI, construída em 1976.

Medindo 75 cm de altura e feita de pedra sabão, a obra ficava localizada no saguão de entrada da antiga sede da maternidade e representa uma mulher segurando uma criança. Com o fechamento durante quatro anos da antiga sede, a transferência de gerenciamento em 2010 para a Prefeitura de Goiânia e a construção da nova sede em 2012, a escultura acabou sendo danificada. Após dois anos no ateliê da escultora, a obra foi restaurada e será entregue novamente à maternidade.

A escultora Maria Guilhermina diz que é muito gratificante ver a obra retornar ao seu lugar de origem. “Era meu sonho que ela voltasse para o seu lugar. Pacientes e diretores me telefonavam querendo saber onde estava a peça. Houve até interesse de compradores na obra, mas ela sempre foi da maternidade”, comemora.

Sobre a Maria Guilhermina

Maria Guilhermina Gonçalves Fernandes nasceu na cidade de Conquista, em Minas Gerais, e mudou-se para Goiânia ainda na infância, quando o pai que era oleiro, mudou-se para ajudar na construção da Capital. Aprendeu com os pais a arte de modelagem do barro e fez o curso de Pintura na Escola de Belas Artes na Universidade Católica de Goiás. Fez ainda mestrado e doutorado em Ciências das Artes na Universidade de Paris VIII, na França. Com cinco décadas de carreira, já recebeu diversas premiações pelo seu trabalho.

 

Compartilhe: