Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mulheres no comando do sertanejo universitário

A cantora paranense Naiara Azevedo engrossa o time de mulheres no sertanejo universitário

Postado em: 03-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mulheres no comando do sertanejo universitário
A cantora paranense Naiara Azevedo engrossa o time de mulheres no sertanejo universitário

Elisama Ximenes

As mulheres têm ganhado cada vez mais destaque no mercado sertanejo. Algumas em dupla, outras em carreira solo, as cantoras ocuparam os palcos, e seus sucessos ganharam as listas das mais tocadas. Apesar de já termos tido histórico de cantoras sertanejas, antes, na história do Brasil, só depois de Simone e Simaria, conhecidas como As Coleguinhas, que a onda de mulheres no sertanejo universitário ganhou volume e força. Com a música 50 Reais, Naiara Azevedo é uma das cantoras que engrossa a lista de vozes femininas do estilo musical. 

Continua após a publicidade

50 Reais foi escrita pela própria cantora, em parceria com Valéria Leão, Alex Torricelli e a dupla Bruno e Maycow. A letra da canção relata um caso de traição que a compositora enfrentou em sua vida. Naiara canta e conta, em versos, que encontrou o marido a traindo, em um motel, e desabafa sobre os seus sentimentos. O dinheiro que dá título à composição é oferecido pela cantora ao traidor, para que pague a conta da mulher, que, magoada, sugere que seja uma prostituta. Apesar do empoderamento feminino, a partir do protagonismo das letras e do palco sertanejo, a rivalidade entre as mulheres continua sendo narrada.

No vídeo oficial da música, Naiara divide o palco com a dupla tocantinense Maiara & Maraísa. As cantoras são outras que têm se tornado ícones do sertanejo feito por mulheres. Maiara e Maraísa são irmãs gêmeas e encantam o País com letras e vozes fortes. Elas chegam ao palco de Naiara com a fala firme: “Bora se juntar contra esses homens safados”. Apesar da letra de rivalidade feminina, a dupla e a cantora solo interagem com leveza e parceria durante o vídeo.

A canção de sucesso de Naiara Azevedo é recente, foi lançada no último mês de abril. A cantora investe não só no sertanejo, como também no arrocha e nas músicas de sofrência. O neologismo foi criado como sinônimo da famosa dor de cotovelo. Quer dizer, as canções de Naiara, tal qual de Maiara e Maraísa, Marília Mendonça e Simone e Simaria, investem pesado na temática da sofrência. Já no início do clipe de 50 Reais, a sertaneja confessa que a composição é inspirada em uma experiência real, pela qual passou. 

Com a voz forte e marcante, a paranaense dá ênfase a cada verso de indignação e investe na interpretação e presença de palco. Naiara reforça o empoderamento em outras letras também. Em Coitado, ela enfatiza: “Coitado! Se acha muito macho”. A música é uma resposta feminina à música Sou Foda, de Carlos & Jader. Na música original, o eu lírico se acha avassalador, um cara interessante e reitera: “Esculacho seu amante até o seu Ficante”. Já na resposta de Naiara Azevedo, ela faz questão de provocar: “Não serve pra amante, talvez nem pra ficante”.

A produção de 50 Reais é de Blener Maycom. O produtor pertence à LSK Music. A especialidade da produtora é estourar artistas novos e que ainda não são conhecidos pelo público. Nomes como Thiago Brava, Humberto & Ronaldo e Felipe Araújo estão na lista de músicos e duplas com quem Blener Maycom trabalhou recentemente. Além disso, o produtor já trabalhou com as cantoras citadas na matéria, Maiara & Maraísa e Marília Mendonça. 

Veja Também