Governo indica chefe para negociações

Após o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, indicou seu ex-ministro de Agricultura

Postado em: 25-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Após o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, indicou seu ex-ministro de Agricultura Juan Camilo Restrepo como o chefe das negociações de paz com o segundo maior grupo guerrilheiro do país, o Exército de Libertação Nacional (ELN). A informação é da Agência Ansa.
O anúncio de Santos, feito na noite do último domingo (23), confirmou para quinta-feira (27) a data para o início das negociações em Quito, no Equador. “Durante esta semana, vou informar a vocês sobre esse importante passo e sobre quem fará parte do grupo negociador. Mas, posso adiantar que o chefe da equipe será o ex-ministro”, disse o mandatário.
Restrepo atuou no governo de Santos entre 2010 e 2013 e também foi ministro da Fazenda e de Crédito Público no governo de Andrés Pastrana, entre os anos 2000 e 2001. Foi ainda embaixador da Colômbia na França e tem graduações na London School of Economics e na Universidade de Sorbonne.
No dia 10 de outubro deste ano, o governo e os líderes do ELN anunciaram que iniciariam as conversas de paz, em formato parecido com o que ocorreu com as Farc. Os debates em Quito terão como países-garantidores o Brasil, Chile, Cuba, a Noruega e Venezuela, além do próprio Equador.
Com cerca de 1,5 mil militantes, o ELN só perde em tamanho para as Farc e é considerado um dos grupos guerrilheiros mais perigosos da Colômbia. Há cerca de três anos, há “conversas exploratórias” entre o governo e o grupo, mas agora os dois lados decidiram tornar esse debate “público”.
Apesar de ter fechado o acordo de paz com as Farc e recebido o prêmio Nobel da Paz por isso, Santos não conseguiu fazer com que a população aprovasse o pacto em um referendo. Por esASe motivo, os dois lados voltaram à mesa de negociações – com a participação da oposição colombiana – para submeter o novo acordo a mais um referendo. 
O ELN foi fundado no ano de 1965.

Veja Também