Mulheres que estão amamentando podem tomar drink no natal, afirma médica

Mães que estão amamentando podem aproveitar as celebrações de final de ano e tomar um drink, entenda como - Foto: Divulgação

Postado em: 08-12-2020 às 09h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Mulheres que estão amamentando podem tomar drink no natal, afirma médica
Mães que estão amamentando podem aproveitar as celebrações de final de ano e tomar um drink, entenda como - Foto: Divulgação

Da Redação

Festas de final de ano chegando e as mamães em aleitamento materno se veem frente a uma infinita variedade de bebidas, muitas vezes não experimentadas durante o ano inteiro. Celebração, ceia, drinks… como o álcool pode interferir na amamentação? Mamães amamentando podem ingerir bebida alcoólica?

A médica endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato conta que as principais recomendações afirmam que o consumo de bebidas alcoólicas é considerado compatível com a amamentação, mas isso não significa que seja recomendado.

Continua após a publicidade

“A mãe pode, sim, tomar um drink eventualmente, desde que com alguns cuidados. Idealmente, o bebê não deve estar em aleitamento materno exclusivo, ou seja, deve ter outras fontes alimentares além do leite materno, o que, em geral, acontece após os seis meses de vida”, explica a especialista.

Além disso, o nível de álcool que chega até o leite está relacionado à quantidade ingerida, quanto menor a quantidade, mais rápido “sairá” do organismo. “Também devemos estar atentos ao horário da próxima mamada: uma mulher de aproximadamente 60 kg leva de duas a três horas para metabolizar uma porção de álcool (um copo de cerveja ou uma taça de vinho, por exemplo). Por isso, a recomendação é de que a mãe aguarde, no mínimo, duas horas após a ingesta de álcool para oferecer o peito novamente ao bebê”, orienta Dra. Lorena.

Bebidas destiladas demoram ainda mais para serem eliminadas; por outro lado, se o álcool é consumido junto com comida, a absorção é mais baixa, passando menos pelo leite. É sempre importante também lembrar que o álcool diminui a produção de leite.

Portanto, para as mamães que amamentam, mas não querem abrir mão de um drink nas festas de final de ano, atenção às recomendações da Dra. Lorena:

  • Prefira fermentados, ingira pouca quantidade e de preferência com alimentos
  • Beba muita água e aguarde pelo menos 3 horas para amamentar seu bebê novamente. 

“Além de tudo isso, existem fitas que medem a quantidade de álcool no leite, contra indicando o aleitamento caso esses níveis estejam altos. A informação é a maior arma a favor das mulheres que querem amamentar, com isso o seu momento de celebração se torna mais seguro e prazeroso”, finaliza a endocrinologista. 

Veja Também