Quinta-feira, 28 de março de 2024

Maduro acusa Barack Obama de “estratégia imperial” para dominar América Latina

Para Nicolás Maduro, a estratégia passa pela tentativa de "derrubar" governos como o de Dilma Rouseff, ou pedir mudanças em outros países, como a Venezuela

Postado em: 25-03-2016 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Maduro acusa Barack Obama de “estratégia imperial” para dominar América Latina
Para Nicolás Maduro, a estratégia passa pela tentativa de "derrubar" governos como o de Dilma Rouseff, ou pedir mudanças em outros países, como a Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou ontem (24) o presidente norte-americano, Barack Obama, de dirigir uma “estratégia imperial” que visa voltar a dominar os países da América Latina e o Caribe.

Segundo Nicolás Maduro, a estratégia passa pela tentativa de “derrubar” governos como o da presidenta do Brasil, Dilma Rouseff, ou pedir mudanças em outros países, como a Venezuela.

Continua após a publicidade

“Que fazer? Nos ‘fazemos a loucos’ (expressão venezuelana que quer dizer que alguém faz de conta que não percebe o que acontece)? Desconhecemos que há uma estratégia imperial para reconquistar a América Latina e o Caribe”, questionou Nicolás Maduro, ao falar no final de um Conselho de Ministros, em Caracas.

O líder venezuelano acrescentou que a “estratégia imperial” é dirigida pelo “presidente [Barack] Obama”.

“Há que dizer [isso]. Ele acredita que pode reconquistar (a região) com as suas garras imperiais”, disse Maduro, explicando que o propósito é “a dominação econômica, cultural, política e social, através das oligarquias internas” de cada um dos países da América Latina.

Como exemplo, fez referência à alegada “campanha de infâmias e mentiras” contra Dilma Rouseff e a tentativa de combater “líderes honestos” como os presidente da Bolívia, Evo Morales, e da Nicarágua, Daniel Ortega, e a ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner.

“Temos nadado contra a corrente, mas esses são os caminhos que devemos seguir”, disse, ressaltando que no seu caso é preciso “fazer grandes retificações do desgaste produzido por ser governo há 17 anos na Venezuela” e que “há que reconhecer que as oligarquias da direita estão retomando  o guião (pequena bandeira de guerra) e a iniciar uma campanha para nos fazer desaparecer [governos de esquerda]”.

Por outro lado, Maduro anunciou, durante o Conselho de Ministros, que o vice-presidente Executivo da Venezuela, Aristóbulo Istúriz, viajará nos próximos dias para a Índia, África e ao Brasil, para reforçar impulsar e fortalecer as relações bilaterais. (Agência Brasil)

 

Veja Também