Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vargas Llosa: ditadura será legitimada se Keiko Fujimori for presidente do Peru

Ele referiu-se aos anos em que esteve no poder Alberto Fujimori, pai da candidata

Postado em: 12-04-2016 às 09h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vargas Llosa: ditadura será legitimada se Keiko Fujimori for presidente do Peru
Ele referiu-se aos anos em que esteve no poder Alberto Fujimori, pai da candidata

O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse, nessa segunda-feira (11) que se Keiko Fujimori chegar à presidência do Peru “a ditadura será legitimada”. Ele referiu-se aos anos em que esteve no poder Alberto Fujimori, pai da candidata.

“O que é que acontece se a senhora Fujimori vencer as eleições? A ditadura será legitimada”, afirmou o escritor, na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, após receber homenagem em reconhecimento à sua carreira literária. 

Continua após a publicidade

Keiko Fujimori foi a mais votada nas eleições presidenciais de domingo (10), mas não obteve a maioria necessária para formar governo. Ela disputará o segundo turno em 5 de junho.

O Nobel de Literatura tinha manifestado anteriormente seu apoio ao ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, que foi o segundo candidato mais votado.

Alberto Fujimori, que foi presidente do Peru entre 1990 e 2000, cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes de violação dos direitos humanos e corrupção.

“A minha grande esperança é de que, neste segundo turno, Pedro Pablo Kuczynski vença. Não é fácil, mas é possível”, disse Vargas Llosa, acrescentando que espera que a “cegueira” desapareça, porque a eleição de Fujimori seria “um grande erro”, com “consequências políticas, econômicas e sociais”.

Alberto Fujimori derrotou nas eleições de 1990 o próprio Vargas Llosa. (Agência Brasil)

Veja Também